
O Renault Kardian foi uma grata surpresa para o mercado. Derivado do Sandero europeu, o SUV chegou com a missão de colocar a marca francesa num patamar de prestígio.
Afinal, seus anos de Logan, Sandero e Kwid foram necessários para sustentar a operação regional no cenário econômico da época. Hoje, o mercado mudou e modelos qualificados fazem de tudo para atrair a atenção do brasileiro que ainda se dá ao luxo de comprar um carro novo.
Mas o Kardian tinha seus pecados. Apesar de oferecer conteúdos impensáveis em seus paupérrimos antecessores, ele ainda carecia de pequenos refinamentos. Melhorias que vieram na linha 2026.
E conferimos novamente o compacto francês, agora em sua versão mais qualificada, a Iconic. Com preço inicial de R$ 150 mil, o Kardian Iconic não é o carro mais barato da praça, mas está em consonância com seus rivais diretos: Pulse e Tera.
Aliás, o Tera foi o grande motivador do banho de loja do francês. O modelo ganhou novo quadro de instrumentos digital, com melhor leitura e diferentes configurações. Recebeu acabamento em couro.
Na linha anterior, a versão First Edition (que era a topo de gama) pecava pelo uso de tecido. Algo que jogava contra o modelo que nasceu para marcar a fase sofisticada da marca.
O Kardian ainda recebeu novo sistema ADAS, com uso de câmeras no para-brisas. Ele substitui o antigo módulo por radar no para-choques. Com isso, a assistência ficou ainda mais precisa, com reconhecimento de pedestres e outras funções.
Assim, seu pacote de conteúdos oferece também multimídia (que recebeu nova tela, com funções mais intuitivas), conexão sem fio para smartphones, câmera multiview (com quatro lentes), sensores de manobra, climatização digital, partida sem chave e carregamento por indução.
Ao volante, o Kardian não mudou nada. E nem precisava. O carro é ótimo o motor TCe 1.0 turbo de 125 cv e 22,4 kgfm de torque casa perfeitamente com a caixa de dupla embreagem e seis marchas.
O carro é esperto, tem ótima aceleração e é bastante eficiente. Com gasolina, o combinado urbano e rodoviário superou os 13,5 km/l.
É um carro bacana e muito parelho aos seus rivais diretos. Um automóvel com personalidade e estilo agradável. Uma boa escolha, na versão topo de linha, ou nas opções de acesso, uma vez que o motor turbo é presente em toda linha.