
XANGAI (CHINA) - O leitor do HD AUTO tem acompanhado nossa aventura pela China para descobrir o que a indústria mandarim enviará para o Brasil. Entre as novidades está o GWM Haval H9.
Trata-se de um SUV raiz, que irá concorrer com veteranos como Toyota SW4, Chevrolet Trailblazer e a eterna promessa Ford Everest. O H9 utiliza o mesmo chassi da picape Poer (que estreia até agosto). O SUV também está cotado para ser montado no Brasil.
Mas os executivos deixaram claro que o modelo não é uma adaptação da picape. Com sete lugares, o H9 impressiona pela oferta de espaço, até mesmo para quem vai no fundão.
Demos uma breve volta para conferir a capacidade off-road do SUV, num circuito com obstáculos para mostrar a capacidade de submersão, inclinação e rigidez torcional. O jipão encarou tudo com facilidade.
Motores
Como utiliza o mesmo chassi da picape Poer, é esperado que o H9 tenha as mesmas opções de conjunto mecânico. Ou seja, motor 2.4 turbodiesel e opção híbrida (com motor 2.0 turbo e dois motores elétricos). Também há os motores utilizados nos Haval H6 e H6 GT, assim como no casca-grossa Tank 300, lançado há poucas semanas.
A transmissão deverá ser a mesma caixa de nove marchas da Poer. O modelo ainda contará com assistentes de condução, quadro de instrumentos digital, multimídia (enorme) e acabamento refinado.
Com a chegada do H9, GWM terá cinco SUVs, além do hatch elétrico Ora 03 e a Picape Poer. O apetite do dragão é insaciável.