A GWM Brasil iniciou as vendas do Haval H9, SUV a diesel de sete lugares, e registrou procura acima do esperado. O lote promocional de 600 unidades, com preço de R$ 309 mil, foi esgotado em apenas sete horas.
A abertura aconteceu às 9h da manhã, da sexta-feira (12) e deveria durar até o dia 20. Inicialmente foram disponibilizadas 100 unidades pelo valor especial, que se encerraram rapidamente. Diante da demanda, a marca liberou mais 500 veículos, totalizando a cota mensal de 600 carros. Às 16h, todos os exemplares já estavam vendidos. Com o fim da promoção, o preço subiu para R$ 319 mil.
O que chama atenção na ação é que SUVs grandes derivados de picapes têm um mercado tímido. Afinal, são caríssimos e grandalhões. Quem acompanha o HD AUTO conferiu nosso teste recente com o Chevrolet Trailblazer, um grandalhão de R$ 411 mil, que vendeu este ano (de janeiro a agosto), pouco mais de 1,3 mil unidades.
Ou seja, o H9 fez metade do volume em algumas horas. A razão está no preço agressivo, R$ 100 mil mais barato que o SUV da gravatinha, mas o GWM tem mais cartas na manga.
O Haval H9 é um SUV de grandes proporções, com 4,95 metros de comprimento, 1,97 m de largura e 2,85 m de entre-eixos. A capacidade do porta-malas varia de acordo com a configuração dos assentos: são apenas 88 litros quando os sete lugares estão em uso; 791 litros com a terceira fileira rebatida; e até 1.580 litros com a segunda e a terceira filas rebatidas.
O modelo utiliza motor 2.4 turbodiesel de quatro cilindros, que entrega 184 cv e torque de 49 kgfm. A transmissão automática de nove marchas foi desenvolvida pela própria GWM. O conjunto é voltado para desempenho em estrada e capacidade de enfrentar uso fora de asfalto.
Na lista de equipamentos, o H9 traz seis airbags, controle de cruzeiro adaptativo, alerta de ponto cego, assistente de permanência em faixa, frenagem autônoma de emergência e monitoramento de tráfego cruzado. O teto solar panorâmico é item de série, assim como os bancos dianteiros com aquecimento, ventilação e massagem. Painéis digitais completam o conjunto tecnológico, incluindo central multimídia de grandes dimensões.
Outro diferencial está na garantia. A GWM oferece dez anos para motor, câmbio, eixos, freios, caixa de direção e ar-condicionado, além de cinco anos para os demais componentes. Essa cobertura supera a média do mercado e foi um dos atrativos da oferta. Mas a briga será mesmo com o Toyota SW4, que já emplacou mais de 10 mil carros desde janeiro e pode custar até R$ 470 mil.