
A Honda acaba de lançar a nova geração do CR-V. O modelo que inseriu a marca japonesa no segmento de SUVs chega à sexta geração, maior, mais sofisticada e com motorização híbrida.
O banho de loja tem suas razões. O CR-V é um dos modelos mais vendidos no mercado norte-americano, com média anual superior a 300 mil unidades. E lá, a marca aposta em modelos mais encorpados. Basta ver que o novo HR-V para o Tio Sam é bem maior do que o modelo lançado no resto do mundo e por aqui.
“Como o SUV mais vendido da América nos últimos 25 anos, o Honda CR-V desempenhou um papel crítico em nosso passado, mas o que é significativo sobre o novo CR-V é o papel importante que desempenhará em nosso futuro. A versão híbrida terá cerca de 50% das vendas”, afirma o vice-presidente assistente de vendas da Honda na American Honda, Mike Kistemaker.
Ele tem seguido uma evolução natural da indústria. Na década de 1990, o CR-V era um SUV miúdo, com jeitão de Vitara, e hoje tem uma pegada de utilitário alemão. “Mais elegante, mais robusto, mais tecnológico e mais divertido de dirigir, este CR-V de 6ª geração será o melhor da classe em um grande segmento onde isso realmente importa”, conclui o executivo, sem poupar elogios.
Híbrido
A motorização híbrida se tornou um ponto crucial, não apenas para o CR-V ou a Honda, mas para toda a indústria. Isso porque as normas de emissões estão ficando mais rígidas a cada atualização, o que demanda ajustes.
Assim, a versão híbrida do CR-V combina motor Atkinson 2.0 com duas unidades elétricas (sendo que uma delas atua como gerador). Trata-se do mesmo conjunto já utilizado no Accord, que é vendido no Brasil. Ao todo são 206 cv e 32,1 kgfm de torque combinados. O CR-V também manteve a unidade turbo 1.5 de 192 cv, todos combinados com transmissão automática do tipo CVT.
Conteúdos
Por dentro, é sofisticado, com direito a quadro de instrumentos digital, multimídia flutuante, partida sem chave, conexão com smartphones, carregamento sem fio e freio de estacionamento eletrônico. Ele ainda oferece acabamento em couro e teto-solar.
O HR-V ainda conta com sistema de assistência de condução Honda Sensing, que combina controle de cruzeiro adaptativo (ACC), monitores de tráfego em ré, faixa de rodagem e colisão, dentre outros recursos.
Vendas
A data do início das vendas ainda não foi divulgada. Mas chega ao mercado norte-americano ainda este ano. Por aqui, há a possibilidade de a Honda importar o modelo, mas com tiragens modestas, uma vez que vai priorizar o novo HR-V, que acabou de ser apresentado.