ANIVERSÁRIO

Honda Civic completa 50 anos de mercado, com mais de 27 milhões de unidades vendidas

Marcelo Jabulas
@mjabulas
Publicado em 16/07/2022 às 15:49.
 (Honda/Divulgação)

(Honda/Divulgação)

O Honda Civic acaba de completar meio século de produção. Lançado em 11 de julho de 1972, o modelo foi responsável pela globalização da marca japonesa. Se hoje o Civic se tornou um sedã caro e sofisticado, suas origens são bem mais simples.

O modelo nasceu como um hatch, projetado para ser oferecido na Europa, Estados e Leste Asiático. Com formas retilíneas, ele seguia a tendência dos compactos europeus. 

Na época, era equipado com motor 1.2 de 50 cv e carga de 10 kgfm de torque. Mais que suficiente para empurrar sua compacta carcaça de pouco mais de 700 quilos. 

Com acabamento simples e apenas com rádio AM, se tornou uma opção interessante no mercado europeu, sendo que Reino Unido foi um dos primeiros mercados a receber o modelo

EUA

Nos Estados Unidos, o Civic chegou quase na virada para a segunda geração. Na das Gigantes de Detroit, o pequenino rapidamente ganhou terreno, ainda mais que os norte-americanos buscavam carros compactos e mais eficientes, uma vez que o mundo ainda sentia os efeitos da Crise do Petróleo de 1973.

Por lá, o efeito foi parecido com o meteoro que aniquilou os dinossauros, uma vez que os gigantescos muscle cars e sedãs tinham se tornado péssimas escolhas. 

Brasil

No Brasil, o Civic chegou no início dos anos 1990, junto com a abertura das importações. Já na quinta geração, ele foi vendido por aqui nas carrocerias hatch, sedã e cupê. 

Não demorou para se tornar a escolha dos emergentes que buscavam opções mais modernas que o Monza e o Santana. A boa aceitação encorajou a Honda a instalar uma linha de produção no interior de São Paulo, onde deu início a produção da sexta geração, apenas com carroceria sedã.

O Civic ficou em linha até o ano passado, após seis gerações nacionalizadas. A japonesa decidiu descontinuar sua fabricação e passará a importar a versão atual, que chegará com motorização híbrida.  

Segundo a própria Honda, entre 1972 e 2021, o Civic acumulou mais de 27 milhões de unidades vendidas em todo o mundo. Números que colocam esse Honda entre os cinco modelos mais populares do planeta, como Toyota Corolla, Ford F-Series e os alemães Golf e Fusca, da Volkswagen.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por