(Marcelo Jabulas)
Não se pode negar que o Hyundai HB20 foi uma tacada de mestre da fabricante sul-coreana. O compacto chegou ao mercado em 2012 e se tornou um dos principais produtos do mercado nacional e colocou a marca entre as líderes de mercado.
Depois de 10 anos, o HB20 passa por sua terceira intervenção visual, a primeira desde a chegada da segunda geração, em 2019. E a plástica fez muito bem ao carrinho. Ele deixou aquela carranca controversa de lado e apostou num estilo mais convencional. O visual melhorou e muito a carinha do modelo que sempre foi bom debaixo da casca.
Mas trata-se de uma renovação suave. O modelo recebeu novos faróis, para-choques, grade, capô e lanternas. A típica plástica de meia-idade, que nenhum automóvel escapa e que geralmente deforma o estilo original. No entanto, no caso do HB20 a plástica foi acertiva.
Sob o novo capô, nada mudou. O modelo continua com os mesmos motores 1.0 de 80 cv e TGDi 1.0 turbo de 120 cv e 17,5 kgfm de torque. A versão mais “fraca” é combinada apenas com câmbio manual de cinco marchas. Já o motorzinho apimentado pode receber caixa manual de seis velocidades ou automática, também com seis posições.
Conteúdos do HB20
O HB20 chega em sete versões. Na opção de entrada Sense 1.0 (R$ 76.690), o modelo conta com direção elétrica, ar-condicionado analógico, vidros dianteiros elétricos, rádio (com Bluetooth e MP3) e computador de bordo. Trata-se daquele pacote básico presente em praticamente qualquer carro oferecido na praça.
Por ser mais simples, suas rodas são de aço, de aro 14 e não há faróis de neblina. O acabamento também é mais pobre, com retrovisores e puxadores em preto fosco. Mas nada que comprometa seu uso.
Quando se pula para o topo da linha, na versão Platinum Plus a conversa muda. O hatch passa a contar com quadro de instrumentos digital, ar-condicionado digital, multimídia flutuante (com conexões sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, além de três portas USB e câmera de ré). O compacto também recebeu um incremento considerável de segurança. Ele ainda não conta com controle de cruzeiro adaptativo (ACC), que permite que o automóvel ajuste automaticamente a velocidade, de acordo com o fluxo à frente. Por outro lado, ele oferece frenagem emergencial autônoma, monitor de permanência em faixa ativo, sensor de ponto cego (com assistente de desembarque), monitor de tráfego cruzado em ré, e alerta de fadiga.
Sedã
A Hyundai também apresentou a versão sedã atualizada. O modelo passou pela mesma intervenção visual, que inclusive ficou mais bem acertado que no hatch. No entanto, ainda não há uma definição sobre valores e versões.
Versões e preços