
A Jeep anunciou a produção do SUV compacto Avenger no Brasil. Apesar de a Stellantis não confirmar, o jipinho será produzido na unidade de Porto Real (RJ), de onde saem modelos Citroën.
Isso porque o modelo, que é montado desde 2023, na Europa, foi desenvolvido sobre a plataforma CMP. Essa base modular é apta para modelos eletrificados já utilizada na família C3 e também nos leoninos 208 e 2008 da Peugeot.
Lá fora, o Avenger é 100% elétrico, mas como sua plataforma permite modularidade de powertrain, por aqui ele chegará com motor 1.0 turbo de 130 cv e 20,4 kgfm de torque, como apurou o portal Autos Segredos. Trata-se do mesmo motor que já equipa Pulse, Fastback, Basalt, 2008 e demais modelos Stellantis. O modelo também receberá módulo híbrido leve BSG, que já é utilizado na dupla de SUVs italianos.
A lista de conteúdos do Avenger ainda é segredo. A aparição do modelo foi rápida, durante a comemoração dos 10 anos do Renegade. Mas é fato que receberá quadro de instrumentos digital, climatização eletrônica, multimídia com conexão para smartphones e assistentes de condução.
Rivais do Avenger
Na banca de apostas da imprensa automotiva, há quem aponte que o Avenger terá como “inimigos” como VW Tera, Fiat Pulse e Renault Kardian. Mas a julgar pelo lastro da marca, o Avenger deverá se posicionar no mesmo degrau do VW Nivus e do primo 2008.
O que é fato é que sua chegada não tira o Renegade do mercado. Os dois irão conviver lado a lado, um feito em Pernambuco e outro no Rio de Janeiro.