Longe de ser "New", Honda Civic ainda é referência

Marcelo Ramos
miramos@hojeemdia.com.br
17/09/2016 às 12:00.
Atualizado em 15/11/2021 às 20:52
 (Honda)

(Honda)

A décima geração do Honda Civic estreou há poucas semanas no mercado trazendo motor turbo, um desenho arrojado e um pacotão de novidades, que ajudam a dar continuidade à cobiça pelo modelo, que começou há mais de 20 anos quando passou a ser importado, mas se acentuou a partir de 2006 com a oitava geração que até é denominada New Civic.


Fabricado até 2016 o ‘New’ Civic deixou de ser ‘new’ há muito tempo, mas ainda hoje goza de prestígio no mercado de usados. O modelo caiu no gosto do consumidor devido ao seu estilo arrojado, ótimo acabamento e mecânica confiável, que fez com que ele superasse as vendas do Corolla quando foi lançado. 

Apesar de ser reconhecido pela mecânica confiável, uma das principais cautelas que o interessado deve ter na busca por um "New" Civic é em relação à procedência

 
Encontrá-lo no mercado de usados não é um problema. Em sites de classificados o que não falta são anúncios do sedã. No entanto, segundo o consultor de vendas da Clement Car, Alexandre Guilherme, todo interessado no modelo deve ficar atento com a procedência. Ele explica que mesmo sendo um automóvel irrepreensível em termos de mecânica e manutenção é bom verificar o histórico do carro. 


“O New Civic fez um grande sucesso no mercado e chegou numa época em que a oferta de crédito era muito barata e não era necessário uma entrada muito alta. Isso incentivou muitos consumidores que ainda não tinham condições de manter um sedã médio a investir no modelo mesmo sem conseguir dar a devida manutenção a ele. Assim, dá mesma forma que há unidades em excelente estado de conservação, que cumpriram à risca o cronograma de manutenção e utilizam apenas peças genuínas, há também aqueles não tiveram o mesmo cuidado e podem causar um prejuízo no futuro”, alerta o vendedor. Ele recomenda ainda que um especialista verifique a parte mecânica, em especial a suspensão.


“Muita gente mandou rebaixar o carro, por ser um modelo da moda. Esse tipo de modificação compromete o funcionamento da suspensão”, pontuou.

Preços

Oferecido apenas com motor 1.8 de 140 cv, o sedã podia ser equipado com caixa manual ou automática. De acordo com a tabela de referência da Fipe, os preços do modelo variam entre R$ 32 mil e R$ 45 mil. Na praça, os valores seguem às recomendações da instituição. 


Outro senão de Guilherme é em relação ao consumo. “O motor do Civic é beberrão, ainda mais depois que passou a ser bicombustível, e isso pode assustar o novo dono”, observa.

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