Mercado registra leve alta, mas não atenua queda

Marcelo Ramos
miramos@hojeemdia.com.br
03/09/2016 às 11:13.
Atualizado em 15/11/2021 às 20:40
 (FORD / Divulgação)

(FORD / Divulgação)

O mercado de automóveis e comerciais leves registrou um volume de 178.103 unidades comercializadas no mês de agosto, segundo o boletim da Federação Nacional das Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). O volume corresponde a uma elevação de 1,8% sobre julho. É o quarto mês seguido de alta, o que pode até sugerir uma reação do mercado. No entanto, em relação ao mesmo desempenho dos primeiro oito meses de 2015, o setor acumula retração na ordem de 22,8%.

Segundo o presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Júnior a expectativa é que as vendas continuem em ascensão, já que se espera uma calmaria no cenário político o que elevaria a confiança do consumidor e setor financeiro. 

“Sabemos que os índices de confiança estão melhorando e, com a definição política, a economia e o setor devem começar a reagir, ainda que moderadamente, nos próximos meses, o que nos faz projetar uma queda menor no acumulado do ano, em torno de 16%”, observa.

Líderes
A divisão do mercado segue inalterada com a General Motors na liderança com 217 mil unidades licenciadas, o que corresponde à 16,7% de participação. Em seguida vem a Fiat, com 15,5% do bolo e a Volkswagen, na terceira posição com R$ 12,8% dos emplacamentos. 

Na lista dos automóveis mais vendidos, O Chevrolet Onix, segue na frente com 92.566 registros. O carrinho da marca da gravatinha, foi o único modelo, junto com o Hyundai HB20, a superar a casa das 10 mil unidades em agosto. Naturalmente, o compacto sul-coreano segue na segunda colocação com 75 mil carros emplacados. Na terceira posição, figura com Ford Ka, com 48 mil licenciamentos, à frente do Fia Palio, com 44 mil carros em 2016.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por