Logotipo Rádio HED

Redação: (31) 3253-2226

Comercial: (31) 3253-2210

Redação: (31) 3253-2226 - Comercial: (31) 3253-2210

ESTRELA DO AMANHÃ

Mercedes-AMG GT XX promete quase 1.400 cv ao próximo sedã da marca

Mercedes-AMG apresentou estudo Concept AMG GT XX que antecipa o sucessor elétrico do AMG GT

Marcelo Jabulas
Publicado em 30/06/2025 às 10:09.

A Mercedes-AMG apresentou o Concept AMG GT XX, um estudo que antecipa a futura linha de modelos da marca baseada na nova plataforma elétrica AMG.EA. O sedã quatro portas é equipado com três motores elétricos de fluxo axial e uma bateria de alto desempenho, desenvolvidos com foco em potência sustentada, eficiência térmica e capacidade de recarga rápida.

O sistema de propulsão do conceito GT XX entrega 1.360 cv, distribuídos por dois motores de tração elétrica de alto desempenho, batizado de HP.EDU, com os módulos montados nos eixos. A unidade traseira abriga dois motores (um para cada roda), enquanto a dianteira conta com um motor auxiliar que pode ser desacoplado por uma Unidade de Desconexão (DCU) para otimização de eficiência.

Os motores foram desenvolvidos com tecnologia da YASA, subsidiária da Mercedes-Benz especializada em motores elétricos, e utilizam o princípio de fluxo axial, no qual o fluxo eletromagnético corre paralelo ao eixo do motor. 

Essa configuração resulta em unidades significativamente mais compactas e leves do que os motores convencionais de fluxo radial — com densidade de potência até três vezes superior e ocupando apenas um terço do volume. A montagem dos motores é realizada na planta de Marienfelde, em Berlim, utilizando cerca de cem processos de produção, dos quais 35 são inéditos mundialmente, segundo a empresa.

O conjunto motriz é acompanhado por uma bateria de alta tensão com base em soluções aplicadas na Fórmula 1. A bateria conta com células cilíndricas altas e estreitas, envoltas por uma carcaça de alumínio com tecnologia de soldagem a laser. Esse design favorece a dissipação térmica e permite resfriamento direto das células. A tecnologia empregada também proporciona maior estabilidade elétrica e desempenho em ciclos repetidos de alta demanda, como acelerações intensas e recargas rápidas.

Com esse conjunto, o AMG GT XX pode atingir velocidades superiores a 360 km/h e recarregar energia suficiente para aproximadamente 400 km de autonomia (ciclo WLTP) em cerca de cinco minutos. Tudo isso graças as células de níquel, cobalto, manganês e alumínio (NCMA).

Visualmente o AMG GT XX combina elementos de diferentes modelos e estudos da marca alemã. As formas remetem a silhueta do conceito IAA, de 2015, com a atual versão quatro portas do AMG GT. A seção frontal (assim como a pintura laranja) foi inspirada no conceito Vision One-Eleven. Este que por sua vez é uma releitura do C111, da década de 1970.

O interior mescla elementos de carros de corrida (como o volante em forma de borboleta), mas com itens contemporâneos como o quadro de instrumentos agregado com o multimídia. O restante é composto por elementos figurativos que remetem à propulsão elétrica.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por