Supercarro

Mercedes-AMG GT2 é o supercarro de pista para quem tem grana sobrando e quer velocidade

Marcelo Jabulas@mjabulas
Publicado em 11/12/2022 às 10:49.
 (Mercedes-Benz)
(Mercedes-Benz)

Dizem que dinheiro não traz felicidade, mas definitivamente ele compra a velocidade. E a prova disso é o Mercedes-AMG GT2, nova versão do esportivo alemão homologado para uso em circuito fechado para atender quem não se contenta com pouco.

Não confunda o GT2 com a sigla da antiga categoria da FIA. Nesse caso, o GT2 é apenas para identificar que a versão é uma espécie de Carbon, Platinum, Diamond, como nos cartões de crédito. 

Essa nova versão do AMG GT tem conjunto mecânico ainda mais potente que a versão GT3 (essa sim desenvolvida de acordo com os critérios da categoria da FIA e utiliza bloco 6.2). O GT2 utiliza o conhecido V8 biturbo 4.0, o ajuste de potência é de impressionantes 707 cv, um vou mais manso que nos GT Black Series e Track Series, que entregam 730 cv.

Mas impressiona como a Mercedes consegue extrair tanta potência de motor. Na primeira leva do AMG GT, em 2015, o esportivo entregava 462 cv.

Segundo a marca, um dos segredos está no virabrequim. A árvore de manivelas é plana e o redesenho garantiu ajustes de curso dos pistões e consequentemente, mais potência.  Ela não especifica como ficou o torque do motor. 

A transmissão também passou por ajustes de relações. Mas como se trata de um carro de corridas, a Mercedes aplicou uma caixa sequencial de sete marchas em posição transeixo. Ou seja, ela montada no eixo traseiro, junto ao diferencial.

Aerodinâmica

O AMG GT2 conta com kit aerodinâmico semelhante ao do GT3, Na frente, se destacam os coletores laterais, assim como aletas para direcionar o fluxo de ar. No capô, a larga saída de ar ajuda a aumentar o efeito solo do eixo dianteiro e direcionar o ar que irá correr sobre o restante da carroceria.

Nas laterais, o bólido recebeu para-lamas alargados, com saídas de ar lateral para ajudar no arrefecimento dos freios, além das rodas com cubo rápido. Já na traseira, o para-choque conta com difusores para direcionar o fluxo. Mas a cereja do bolo é o imenso aerofólio do tipo “pescoço de cisne”, que tem medidas da versão de competição.

Interior

Por dentro, essa Mercedes está longe de oferecer refinamento que a marca sempre vendeu. Como é um carro de pista, o volante é parecido com o dos Fórmula 1, apenas com as empunhaduras laterais. O quadro de instrumentos é reduzido a um monitor com dados de performance e indicador de troca de marcha. 

O painel, em fibra de carbono, conta a apenas com a instrumentação de pista e o encaixe da rede de proteção lateral. No console, estão as teclas do controle de tração, partida, extintor, e demais funções para uso em pista.

E para não dizer que não há conforto a bordo, a há uma ventoinha direcionada para o piloto. Para jogar um ventinho, pois não há ar-condicionado. 

Entrar no AMG GT2 também exige habilidade. Como o interior conta com gaiola de proteção, com barras tubulares nas laterais, atrás do para-brisas, teto e atras dos bancos, é preciso se contorcer para se acomodar no espremido banco do tipo concha, que não tem ajuste lombar.  Mas pense bem, ninguém terá um carro de track day tão insano como este.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por