
Na astronomia, supernova é o fenômeno que marca o colapso de uma estrela. Ela se expande a volumes gigantescos, engolindo tudo que está à sua volta. Na marca da Estrela das Três Pontas, uma supernova não deve ser vista como uma catástrofe celeste, mas como algo superlativo.
E poucos carros da Mercedes-Benz são tão absurdos quanto o S63 E Performance, da divisão de alto desempenho AMG. E não é nenhum exagero afirmar que se trata de algo fabuloso.
O Classe S é o modelo topo de linha da marca alemã. Enorme e apinhado de luxo, esse sedã tem como público chefes de estado e grandes personalidades. São pessoas que geralmente viajam nas reclináveis poltronas traseiras, com um frigobar ao centro e entretenimento de bordo.
Poucas foram as vezes que a Mercedes aplicou um pacote de alta performance no Classe S. Mas ela resolveu combinar toda sua sofisticação com um de seus conjuntos mais potentes.
O modelo combina o poderoso V8 biturbo 4.0 com um módulo elétrico. Somados, são 802 cv e impressionantes 145 kgfm de torque. O powertrain é completado com transmissão automática de nove marchas AMG Speedshift MCT 9G e tração integral 4Matic Plus.
Tudo isso significa que esse gigante de quase três toneladas acelera de 0 a 100 km/h em 3,3 segundos e atinge a velocidade máxima de 290 km/h.
Para fazer com que esse gigante consiga frear, foram utilizados imensos discos de 400 mm e pinças de seis pistões, nas rodas dianteiras, e 380 mm e pinças com pistão simples, nas rodas traseiras. Tudo escondido sobre belíssimas rodas de 21 polegadas.
Por dentro, o Mercedes-AMG S63 E Performance não deixa de ser um Classe S. Ele tem estilo esportivo, mas impera o padrão impecável de acabamento. Afinal, não é todo dia que o patrão vai querer dar folga para o chofer.