CARRO DE CORRIDA

Mini retorna às 24 Horas de Nurburgring com versão furiosa do JCW

Marcelo Jabulas
@mjabulas
Publicado em 23/04/2022 às 06:38.
 (Mini/Divulgação)

(Mini/Divulgação)

Depois de 10 anos, a Mini volta a ter um carro preparado para o grid das 24 Horas de Nurburgring. O “Inferno Verde” rivaliza com Spa Francorchamps, Daytona e Le Mans entre as principais provas de longa duração do automobilismo. E para celebrar os 50 anos da corrida, a Mini elaborou uma versão especial da versão John Cooper Works (JCW) para correr a prova.

Batizado de Mini John Cooper Works 24h Nurburgring Race, o carro iniciará sua odisseia em 26 de maio, quando começam os treinos classificatórios. O carro passou por ajustes estruturais e no conjunto mecânico. O projeto teve início em setembro do ano passado e foi desenvolvido em parceria com a Bulldog Racing, em Eifel, nos arredores de Nurburgring.

O motor 2.0 turbo foi ajustado para 306 cv, contra os 231 cv da versão de produção. O torque também subiu de 32,6 kgfm para 45,9 kgfm. A transmissão é automática de oito marchas (com bloqueio mecânico de diferencial) e a tração é dianteira. 

Um largo aerofólio, assim como para-lamas alargados para acomodar os pneus de corrida, assoalho plano e extratores traseiros também foram incorporados para garantir que o Mini furioso fique grudado no chão.

Para garantir a melhor capacidade de frenagem, foram instalados freios BMW M Performance. O carrinho recebeu suspensão de competição, escapamento com catalisador de corrida e macaco pneumático de quatro pontos.

Bocal de abastecimento rápido e um tanque de 100 litros foram instalados atrás do banco. Gaiola de proteção e banco de competição com proteção de lateral para a cabeça garantem a segurança do piloto. Para reduzir o peso, as janelas de vidro foram substituídas por peças de policarbonato. 

O Mini John Cooper Works 24h Nurburgring Race não tem pretensão de brigar pelo pódio geral, que é disputado pelas equipes da categoria GT3. A corrida é famosa pelo grande número de inscrições de pilotos amadores, com média de 200 carros inscritos. 

A corrida também serve de vitrine para equipes mostrarem seus projetos. No ano passado um Dacia Logan, ano 2006, preparado pela Ollis Garage terminou a prova na 98ª posição, ficando à frente de um Porsche 718 Cayman e se tornou a estrela a prova. 
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por