
O SUV de entrada (Pulse, Kardian e Tera) nada mais é que o hatch aventureiro do passado. Claro que ganharam latarias próprias, mas na essência são hatches anabolizados e que encantam o público.
No entanto, são modelos caros, com preços que podem beirar os R$ 150 mil. Mas por um terço desse valor é possível levar um aventureiro usado. E uma boa opção é o CrossFox 2015.
O CrossFox é o grande pioneiro no segmento de hatches aventureiros. Ele foi a resposta, lá no início dos anos 2000, para Ford EcoSport e Fiat Palio Adventure. O pequenino alemão ganhou para-choques em pintura, molduras nos para-lamas, rack de teto e um estepe pendurado na tampa do porta-malas.
A linha 2015 tinha acabado de passar pela segunda intervenção visual do Fox, com novos faróis, para-choques e lanternas. Por dentro, ele também ganhou mais alguns conteúdos.
No caso do CrossFox, a plástica deixou o modelo menos fantasiado, mas sem o diferenciar do restante da linha. E se o amigo ficou louco de amores pelo Tera, mas não pode comprar um, saiba que a avaliação do CrossFox 2015 gira em R$ 51 mil, segundo a Fipe.
E o melhor, ele é equipado com motor 1.6 de 120 cv e 16,8 kgfm de torque. Ou seja, é mais potente que o novato. Além disso, conta com caixa manual de seis marchas, que dá aquela alongada boa na estrada.
Em termos de conteúdos é preciso considerar que ele não está mais na vanguarda da tecnologia. Mas conta com direção assistida, ar-condicionado, vidros elétricos, rádio com CD, mas poderia vir equipado com central multimídia, assim como teto solar, bancos em couro e mordomias como ativação automática dos faróis e limpadores de para-brisas.
Seu espaço interno é algo notável, pois o CrossFox é miúdo, são apenas 4,05 m de comprimento e 2,46 m de distância entre-eixos. Mas por ser alto e ter posição de assento verticalizada, acaba levando a turma numa boa. O porta-malas por sua vez tem apenas 280 litros e ainda a chateação de deslocar o suporte do estepe, que pode ser uma dor de cabeça se tiver obstáculos obstruindo a abertura.
No entanto, o CrossFox é uma opção interessante, tem visual legal, boa liquidez e a confiabilidade da mecânica VW. Mas antes de fechar negócio, não esqueça de pedir um laudo do histórico do carro além da avaliação de um especialista.