
Quem acompanha o HD Auto já deve ter conferido que a Audi lançou recentemente uma atualização da perua RS6 Avant, a Performance. A potência da perua saltou para fabulosos 630 cv. Mas eis que veio a Mercedes-Benz e eclipsou literalmente a rival das quatro argolas.
A Estrela das Três Pontas acaba de apresentar a C63 S AMG E Performance Estate, um nome imenso para um carro realmente grandioso. A super perua do Classe E passou pelo mesmo upgrade que o sedã S63 (que o leitor conferiu aqui também), ao combinar o conhecido motor V8 biturbo 4.0 com um módulo elétrico.
Se os 630 cv do Audi impressionam, os 680 cv da C63 são humilhantes. O amigo deve se lembrar que no caso do S63 a potência declarada era bem maior: 802 cv. Mas entre a S e C há um sistema solar de distância. Afinal a Classe S é, e sempre será, a estrela maior desta constelação.
Mesmo assim, os números da Classe C impressionam. E ela chega num momento que sua rival dirata (que não é a RS6 Avant), mas a BMW M3 Touring faz seu debut no mercado, com seus "irrisórios" 510 cv. Ou seja, a Mercedes chutou o balde com força total e criou uma das peruas mais potentes da história.
Seu conjunto de 680 cv (204 vindos do motor elétrico) ainda distribui 102 kgfm de torque nas quatro rodas e são distribuídas por uma caixa automática de nove marchas. O resultado é uma aceleração de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos e velocidade máxima (limitada eletronicamente) em 280 km/h.
A perua ainda conta com suspensão de alta performance, imensos discos de freio para dar conta de estancar a velocidade em espaço mínimo e ajustes eletrônicos de comportamento dinâmico.
É um carro de corridas com a vantagem de poder levar uma máquina de lavar para o concerto. Basta deitar o banco traseiro. Nunca mais fale mal de uma perua!