XANGAI (CHINA) - Quando viajamos para outros países, nos aclimatamos com a “fauna automotiva” local. Nos Estados Unidos os imensos SUVs e picapes se tornam comuns como nossos pequenos populares.
Na China, pelo menos na sofisticada região de Xangai SUVs de luxo locais desfilam ao lado de modelos europeus de prestígio de marcas como Bentley, Rolls-Royce e Maybach (a linha super premium da Mercedes-Benz). Curiosamente nunca tinha visto tantos destes a olho nu numa mesma cidade.
Um desses SUVs de luxo tem passaporte carimbado para o Brasil. É o Wey 07, modelo da divisão premium da GWM. Trata-se de um SUV híbrido que combina motor 2.0 turbo a dois módulos elétricos.
Juntos somam cerca de 517 cv e 86 kgfm de torque. Ele é mais potente que muitos SUVs europeus como Porsche Cayenne, Audi Q5 ou BMW X3.
No mercado chinês, o SUV conta com configuração de seis lugares, sendo que a fileira central tem duas poltronas individuais, com ajustes elétricos. O SUV também conta com duas telas gigantes no multimídia, mas para o Brasil virá apenas com uma por restrições de legislação.
O SUV ainda oferece sistema de condução autônoma ADAS nível 3. Conferimos o carro que nos conduziu por conta própria pelas vias de Xangai. É impressionante como as 26 ferramentas, que incluem sensores de ultrassom, câmeras, radares e até mesmo o poderoso LiDAR (que é um sistema de rastreamento a laser) monitoram tudo ao redor.
Ele é capaz de identificar e reproduzir diversos obstáculos, como cones, carros, motos, pedestres e caminhões com grande precisão. O sistema operacional Coffee IA que gerencia o carro é capaz de aprender caminhos, identificar os limites das pistas sem a necessidade de ter faixas pintadas.
Ele interpreta tudo e se comporta como um motorista, inclusive corrigindo rotas e desviando de obstáculos. No entanto, um dos engenheiros da marca deixou claro, que tudo isso funciona bem em velocidade moderada e conta com um pouco da civilidade do trânsito ao redor.
Semáforo inteligente
E como a cidade de Xangai conta com semáforos inteligentes, o Wey 07 é capaz de se comunicar com o sinal e saber por quanto tempo ele permanecerá aberto ou fechado. Mas esse recurso não deve chegar ao Brasil. O LiDAR não é homologado no Brasil e depende de uma burocracia interminável das agências responsáveis como a Anatel.
Mesmo assim, o Wey 07 está de malas prontas. Ele desembarca por aqui ainda este ano para se posicionar como selo premium do grupo chinês.