Supercarro

Porsche lança 718 Cayman GT4 RS para acelerar na estrada

Marcelo Jabulas
@mjabulas
Publicado em 07/03/2022 às 17:28.

Certa vez um proprietário de um Porsche 911 Carrera, da geração 993, me confidenciou que se fosse comprar um novo carro da marca, compraria um 718 Cayman. Para ele, era o melhor Porsche já feito.

E apesar da explícita heresia, o amigo tem suas razões. O Cayman usa motor central ao invés de um bloco pendurado depois do eixo traseiro. Só isso faz o Cayman mais amigável, pois não perde a traseira tão facilmente. Por outro lado é menos desafiador. 

E a própria Porsche já sacou que o 718 Cayman é tão ou mais legal que o 911. Não é à toa que ela sempre revela uma versão ainda mais nervosa do modelo.

E depois do GT4 RS Clubsport, desenvolvido para pista fechada, agora a Porsche lança uma edição estradeira. Como ela mesmo define, um carro para ser conduzido em estradas sinuosas, sem o risco de despencar num barranco ou parar num poste. 

O bólido é equipado com o mesmo flat six (bloco de seis cilindros opostos) com 4.0 litros de deslocamento, 500 cv e 45 kgfm de torque. Aspirada, essa unidade entrega toda a potência a absurdos 9 mil giros. 

Para dar conta de manter essa “usina” resfriada, a Porsche adicionou coletores extras no lugar das janelas espias. Assim, junto com as tomadas dos para-lamas, o fluxo de ar é tão intenso, em velocidades elevadas, que a troca de calor é perfeita.

O bólido ainda conta com transmissão PDK de dupla embreagem e sete marchas e tração traseira. A marca declara aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 3,4 segundos e máxima de 315 km/h.

Interior 

O interior do 718 Cayman GT4 RS segue a filosofia dessa linhagem de carros de corridas homologados para uso urbano. Ele utiliza fitas no lugar dos puxadores de portas, assim como abre mão da central multimídia e demais eletrônicos para aliviar o peso final em apenas 1.415 quilos.

Tudo isso garantiu uma relação peso potência de 2,8 kg/cv. E para referendar que o carro é bravo mesmo, ele completou os 20,6 km do traçado de Nordschleife, em Nürburgring, em 7m04s511.

Se o amigo ficou interessado nesse Cayman com cobertura extra de bacon e cheddar, é bom preparar o bolso, pois na Europa ele custa 141 mil euros. E não se esqueça de ser paciente, pois as entregas só terão início em dezembro.

Será que o velho amigo vai encomendar um?

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por