Quando se pensa num Porsche 911, a imagem que vem à mente é um carro deslisando em alta velocidade por uma estrada sinuosa ou num autódromo. Mas a Porsche acredita que o Nine Eleven pode ir além, mais uma vez.
A marca acaba de apresentar o 911 Dakar, no Salão do Automóvel de Los Angeles. Com apenas 2,5 mil unidades, essa edição celebra a vitória da marca no rali Paris-Dakar, em 1984, quando competiu com o 953, variante off-road da geração 930.
O novo 911 aventureiro teve a suspensão elevada, mas não tão alta como no carro de competição. Afinal, ele não tem pretenções de competir em condições severas, mas ser uma opção comemorativa e que certamente irá valorizar bastante no futuro.
Para a edição, a Porsche instalou o motor boxer seis cilindros 3.0 biturbo na mesma configuração da versão GTS. São 480 cv e 57 kgfm de torque. A transmissão é a conhecida caixa de oito marchas e dupla embreagem PDK, combinada com tração integral, com nas versões Carrera 4 e Turbo.
Ele ainda conta com sistema de esterçamento das rodas traseiras, assim como coxins do motor da versão GT3, além de sistema de estabilização antirrolagem da carroceria (PDCC). Tudo isso permite aventuras além do asfalto.
A edição teve peso aliviado, com remoção do bancos traseiros, vidros mais leves e até mesmo uma bateria com menor lastro. Tudo isso fez com que o peso total ficasse em 1.605 kg.
Diferentemente do carro de 1984, que utilizava rodas Fuchs, o 911 Dakar conta com um um jogo de 19 polegadas. No entanto, pintadas em branco como no vencedor do deserto.
O 911 Dakar pode receber inclusive a pintura Branco e azul, com listras vermelha e dourada, que simbolizam as cores da patrocinadora Rothmans. Também foi adicionado o adesivo com número 953, que remete ao código do carro original. Ele ainda recebe bagageiro com faróis auxiliares em LED. O pacote adiciona 26 mil euros ao preço básico de 220 mil euros.