A Ram acaba de revelar a nova Dakota. Isso mesmo! A picape média derivada da Fiat Titano e produzida na Argentina resgata o nome da caminhonete fabricada pela Dodge no fim dos anos 1990.
A nova Dakota faz parte da estratégia da Stellantis de ampliar sua participação no segmento de médias. Para isso, transferiu a produção da Titano de Montevidéu para Córdoba, do outro lado do Rio da Prata.
Para a italiana, a troca de nacionalidade foi excelente, já que ela ganhou novo motor turbodiesel 2.2 de 200 cv e 46 kgfm de torque, assim como nova transmissão de oito marchas, com direito a tração 4x4 e caixa de redução. Esse pacote deverá equipar também a Dakota.
Mas também há a possibilidade de a picape receber o furioso bloco Hurricane 4 2.0 turbo de 272 cv, que equipa a irmã menor Rampage. No entanto, tudo isso só será confirmado na virada do ano. Isso porque a picape só chega no início de 2026.
Se o conjunto mecânico não é segredo, o interior é. No entanto, a picape deverá receber acabamento semelhante à Changan Hunter. Essa picape chinesa é a base de toda a família. Ela foi atualizada e o HD AUTO conferiu de pertinho no Salão de Xangai.
Dakota Nightfall
A picape foi revelada em uma versão conceitual, batizada de Nightfall, com direito a suspensão elevada, pneus off-road, santantônio com suporte de estepe, luzes auxiliares no teto e capô, assim com estribo e pintura com grafismos.
O carro final não terá esse monte de penduricalhos, mas o que chama atenção é que ela terá visual próprio, ao contrário da Titano. Ela tem faróis, grade e para-choques com desenhos exclusivos, diferentemente da Italiana que segue o mesmo estilo da francesa, trocando somente o emblema.
Será que a nova Dakota terá melhor sorte que a Dodge Dakota? O tempo é quem dirá.