
Há cerca de um ano, fomos até o Texas para conferir a Ram 1500 equipada com seu moderno motor seis cilindros biturbo. Lá mesmo, os texanos não se mostraram muito convencidos do novo propulsor.
E olha que o motor era moderno e mais potente que o velho Hemi 5.7. Mas como diz o ditado: a voz do mercado (ops, do povo) é a voz de Deus e o V8 está de volta à linha da picape.
Assim o V8 5.7 com câmara hemisférica está de volta, entregando 400 cv e 56,6 kgfm de torque. É o mesmo Hemi que a marca do carneiro ofereceu por aqui nos modelos 1500.
A saída do bloco foi um tiro no pé da Stellantis, pois o consumidor norte-americano é muito tradicional. Mas o retorno não foi imediato. Foram necessários 18 meses para voltar a oferecer o bloco, o que demandou novos contratos com fornecedores, além de burocracias logísticas e fabris.
Mas o velho motor não é um equipamento de série. Na verdade, é um opcional. A picape é oferecida normalmente com o 3.0 biturbo e se o cliente quiser o V8 terá que pagar a mais por ele.
O mais curioso é que o consumidor paga mais caro para levar menos potência e mais consumo. Isso porque o 3.0 biturbo entrega 426 cv e 64,8 kgfm de torque, enquanto o V8 entrega 26 cv e quase 9 kgfm a menos.
Isso sem falar no consumo, que é cerca de 10 a 15% a mais no "oitão". Mas sejamos francos, americano e todo mundo gosta do ronco do V8, coisa que nenhum seis cilindros tem igual.