
O brasileiro que quiser comprar um carro abaixo de R$ 80 mil tem apenas uma única escolha: o Renault Kwid. Hoje, o popular francês é o carro “menos caro” do mercado nacional, com preço inicial sugerido de R$ 79.790.
Mas isso não significa que o francesinho tenha ficado mais barato. Nada disso! Na verdade, ele foi auxiliado pelo seu arquirrival, o Fiat Mobi, que foi reajustado para R$ 80.990.
Mas o que o Renault Kwid oferece por menos de R$ 80 mil? Não espere refinamento do modelo, ele vem com ar-condicionado, direção elétrica, sistema Stop&Start, e indicador de troca de marchas, além de retrovisores e maçanetas na cor preta e volante de três raios.
No quesito segurança e assistência ao motorista, há dois airbags frontais e mais dois laterais, freios ABS, controle eletrônico de estabilidade (ESP) com assistente de partida em rampa (HSA), monitoramento da pressão dos pneus (TPMS), cintos de três pontos nos bancos traseiros, dois pontos Isofix, travamento automático ao passar de 6 km/h (sistema CAR) e luzes de circulação diurna em LED (DRL).
Ou seja, faltam refinamentos como sistema multimídia. Nem rádio o carrinho oferece! Qualquer conteúdo a mais é preciso saltar para a versão Intense, que custa R$ 83 mil e oferece acabamento mais refinado, com peças de acabamento cromadas, como nas maçanetas internas.
Sob o capô, o Kwid é equipado com motor SCe 1.0 71 cv e 10 kgfm de torque, combinado com caixa manual de cinco marchas. Para extrair toda potência do carrinho é preciso esticar o motor a até 5.500 rpm. Já o pico de torque aparece em elevados 4.250 giros.
Com 3,73 m de comprimento e 2,42 m de distância entre-eixos, o Kwid é um carro urbano por função. Seu porta-malas, no entanto, comporta 290 litros de bagagem, o que é um volume que se assemelha a SUVs compactos, de porte bem maior. O grande senão é que o Kwid é espremido, sua largura de 1,57 m compromete o conforto, principalmente na segunda fileira, quando há três passageiros a bordo.
É o que se compra no Brasil por menos de R$ 80 mil. Por enquanto.