CARRO USADO

Sandero Stepway 2015 tem preço, mas também tem pegadinha

Hatch aventureiro da Renault pode ser a escolha de quem namora um carro com jeito de escoteiro

Marcelo Jabulas@mjabulas
Publicado em 08/11/2025 às 15:47.
 (Foto: Renault/Divulgação)
(Foto: Renault/Divulgação)

Até a grande revolução dos SUVs compactos iniciada em 2015 com HR-V, Renegade e 2008, o mercado apostava fortemente no segmento de hatches aventureiros, um nicho que se consolidou com o VW CrossFox, há 20 anos.

A Renault, assim como todas as fabricantes, mergulhou de cabeça nessa onda, que se tornou uma febre no mercado. Em meados dos anos 2000, ela apresentou o Sandero Stepway, que fez bastante sucesso.

Em 2014, a marca lançou a segunda geração do Sandero e logo em seguida a versão aventureira, já como linha 2015. E nem precisaria se preocupar com isso, já que o Duster compria com louvor sua tarefa no campo dos SUVs compactos. Mas ela o lançou e acertou novamente.

Depois de 10 anos, o Stepway de segunda geração ainda agrada. É espaçoso, tem porte anabolizado, suspensão elevada (4 cm em relação ao Sandero), acabamento mais refinado e boa lista de equipamentos.

Ar-condicionado digital, multimídia, vidros elétricos nas quatro portas, retrovisores elétricos eram o ápice de mordomias para um compacto nacional da época.

Por isso, trata-se de uma boa opção para quem curte o estilo aventureiro e não pode gastar muito. Segundo a Fipe, ele é avaliado em R$ 41,3 mil. Mas tem uma pegadinha.

Em 2015, o hatch ainda era oferecido como valente motor 1.6 8v de 106 cv e 15,5 kgfm de torque. Ele também estreava a caixa automatizada Easy R, uma verdadeira desgraça, de embreagem simples que a ZF colocou no mercado. Mas, a caixa manual de cinco marchas continuava como opção.

Dessa forma, os automatizados deverão ter valores mais tentadores que os manuais. Se o amigo optar pelo Sandero Stepway 2015, esqueça o Easy R e pague um pouco mais pelo manual.

E, claro, antes de fechar negócio não se esqueça de ter a aprovação de um mecânico, assim como verificar o histórico do carro. Conferir se há pendências e impedimentos. 

E o principal: confira se ele já foi vítima de sinistro, pois além de ter a estrutura comprometida, há restrições de financiamento e contratação de seguro. Um corretor pode te ajudar nessa tarefa, ou contrate serviços on-line que fazem o rastreamento. 
Se tudo estiver em ordem, vá no manual e nem pense na possibilidade de comprar o automatizado.

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