Até a grande revolução dos SUVs compactos iniciada em 2015 com HR-V, Renegade e 2008, o mercado apostava fortemente no segmento de hatches aventureiros, um nicho que se consolidou com o VW CrossFox, há 20 anos.
A Renault, assim como todas as fabricantes, mergulhou de cabeça nessa onda, que se tornou uma febre no mercado. Em meados dos anos 2000, ela apresentou o Sandero Stepway, que fez bastante sucesso.
Em 2014, a marca lançou a segunda geração do Sandero e logo em seguida a versão aventureira, já como linha 2015. E nem precisaria se preocupar com isso, já que o Duster compria com louvor sua tarefa no campo dos SUVs compactos. Mas ela o lançou e acertou novamente.
Depois de 10 anos, o Stepway de segunda geração ainda agrada. É espaçoso, tem porte anabolizado, suspensão elevada (4 cm em relação ao Sandero), acabamento mais refinado e boa lista de equipamentos.
Ar-condicionado digital, multimídia, vidros elétricos nas quatro portas, retrovisores elétricos eram o ápice de mordomias para um compacto nacional da época.
Por isso, trata-se de uma boa opção para quem curte o estilo aventureiro e não pode gastar muito. Segundo a Fipe, ele é avaliado em R$ 41,3 mil. Mas tem uma pegadinha.
Em 2015, o hatch ainda era oferecido como valente motor 1.6 8v de 106 cv e 15,5 kgfm de torque. Ele também estreava a caixa automatizada Easy R, uma verdadeira desgraça, de embreagem simples que a ZF colocou no mercado. Mas, a caixa manual de cinco marchas continuava como opção.
Dessa forma, os automatizados deverão ter valores mais tentadores que os manuais. Se o amigo optar pelo Sandero Stepway 2015, esqueça o Easy R e pague um pouco mais pelo manual.
E, claro, antes de fechar negócio não se esqueça de ter a aprovação de um mecânico, assim como verificar o histórico do carro. Conferir se há pendências e impedimentos.
E o principal: confira se ele já foi vítima de sinistro, pois além de ter a estrutura comprometida, há restrições de financiamento e contratação de seguro. Um corretor pode te ajudar nessa tarefa, ou contrate serviços on-line que fazem o rastreamento.
Se tudo estiver em ordem, vá no manual e nem pense na possibilidade de comprar o automatizado.