
A Stellantis anunciou nesta quinta-feira (22) que irá lançar o primeiro modelo eletrificado, produzido na planta de Goiana (PE). Em bom português significa que Jeep Renegade, Compass, Commander e Fiat Toro deverão receber módulo híbrido leve.
Trata-se de mais um passo gradual no projeto Bio-Hybrid do grupo para o mercado latino. Outra novidade é que Goiana receberá novos modelos até 2030.
Ao todo, serão injetados nada menos que R$ 13 bilhões para desenvolver os novos produtos e eletrificar a gama atual.
“Temos um orgulho enorme da história construída ao longo dos últimos 10 anos pelo Polo Automotivo de Goiana, e dividimos esta alegria com todos os nossos empregados e parceiros que nos ajudaram a consolidar a fábrica como uma das mais modernas da Stellantis no mundo. As perspectivas para o futuro são excelentes! Teremos uma nova marca e 6 novos produtos na fábrica entre 2025 e 2030. Confirmamos também que o primeiro veículo equipado com a tecnologia Bio-Hybrid produzido em Goiana será lançado em 2026”, comenta o presidente da Stellantis para a América do Sul, Emanuele Cappellano.
Sobre a nova marca, o executivo não fala qual seria. Fato é que a Stellantis tem além de Fiat, Jeep, Ram, Peugeot e Citroën e Abarth, selos como Opel, Vauxhall, DS Automobiles, Alfa Romeo, Maserati, Lancia, Dodge e Chrysler. Tudo isso sem falar da Leapmotor, que é a marca de modelos elétricos chinesa que estreará em breve por aqui.
Cappellano não descarta a possibilidade de fabricar um híbrido da marca chinesa, mas não confirma nada. Por outro lado, o portal Autos Segredos, do jornalista mineiro Marlos Ney Vidal, que é um dos mais bem informados do país, crava que a marca produzirá um modelo Peugeot em Goiana.
Em tese, seria uma espécie de Compass ou Commander com emblema do leão. Se a apuração do colega mineiro se confirmar, a planta pernambucana seria o berço da atual geração do 3008.