Patrãozinho

Testamos a Fiat Strada Ranch, versão mais sofisticada da picape compacta

Marcelo Jabulas
@mjabulas
07/03/2022 às 17:15.
Atualizado em 07/03/2022 às 17:36

A Fiat Strada é o carro mais vendido do mercado brasileiro. Em 2021, foram quase 112 mil unidades licenciadas. E, nesse cenário, nada mais natural que a marca italiana expanda as opções do modelo. Assim, a versão Ranch é a opção mais recente da Strada e chega para se posicionar no topo da linha.

A grande vantagem dessa versão está na combinação do motor Firefly 1.3 com transmissão do tipo CVT, que emula sete marchas. Trata-se do mesmo conjunto que também é presente na versão Volcano, mas a Ranch entrega mais refinamento.

Durante sua trajetória, a picapinha nunca foi sinônimo de sofisticação. Mas com o encarecimento das intermediárias como Toro e Oroch, assim como das médias, a Fiat viu que poderia dar uma caprichada na Strada. E assim, atender ao público que não consegue levar uma picapona de luxo para casa, mas precisa de uma caçamba e faz questão de refinamento.

Com preço sugerido de R$ 117 mil, essa picape oferece comodidade para quem não quer trocar de marcha e adiciona itens como bancos em couro, que eleva a percepção de refinamento, assim como estribo e outras quinquilharias em relação à Volcano.

(Marcelo Jabulas/Hoje em Dia)

(Marcelo Jabulas/Hoje em Dia)

 Raio-X Fiat Strada Ranch 1.3 CVT

O QUE É?
Picape leve, cabine dupla, quatro portas e cinco lugares

ONDE É FEITA?
Fabricada na unidade da FCA, em Betim (MG)

QUANTO CUSTA?
R$ 116.990

COM QUEM CONCORRE?
A Strada cabine dupla concorre com VW Saveiro cabine dupla e com a Renault Duster Oroch.

NO DIA A DIA?
A Strada Ranch chega para ser a opção mais sofisticada da picape. É a escolha para quem precisa de uma picape com a comodidade de um carro de passeio, mas não pode pagar por uma Toro. Seu pacote não difere muito da Volcano, que inclui itens como rodas de liga leve, faróis com LED, rack integrado ao santo-antônio e capota marítima. No entanto, adiciona itens exclusivos como estribos laterais, bancos em couro, retrovisores pintados em preto.

Por dentro, ela não difere das demais versões cabine dupla, com exceção do couro e também dos apliques em tom bronze, que segue a pegada da Toro Ranch. De série, ela conta com direção elétrica, ar-condicionado (analógicos), vidros elétricos nas quatro portas, multimídia Uconnect (com conexão sem fio para Apple CarPlay e Android Auto, além de câmera de ré), computador de bordo em TFT, sensor de estacionamento.

O nível de conforto da picape agrada, e acomoda bem quatro adultos. Na segunda fileira, a posição do encosto é mais confortável que nas picapes médias. A posição de dirigir é elevada e garante boa visibilidade. Ainda assim, a traseira alta, devido ao volume da caçamba e da própria suspensão, compromete a visão. A câmera de ré é fundamental.

MOTOR E CÂMBIO
A Ranch é equipada com motor 1.3 Firefly de 107 cv e 14,2 kgfm de torque. Esse motor tem boa entrega de força em baixa rotação, o que contribui para eficiência, mas está longe de fazer da picape uma esportiva.

A transmissão automática do tipo CVT, com emulador de sete marchas, é a cereja do bolo desse carro. Essa caixa estreou no Pulse e agora chega à Strada. Ela tem comportamento muito suave, com os ajustes das relações de acordo com a necessidade do motorista.

Essa transmissão sempre busca uma faixa de giro eficiente na casa dos 1.500 rpm, quando não há demanda de torque.

Mas quando se pisa, rapidamente ela eleva o giro para o ponto máximo de força. Na hora de buscar potência, o motor esgoela e demora para entregar velocidade.

CONSUMO
Abastecida com álcool, registrou consumo combinado (rodoviário e urbano) na casa dos 9,4 km/l, sem carga.

SUSPENSÃO E FREIOS
A suspensão é o cartão de visitas dessa picape. O conjunto traseiro com feixe de molas e eixo rígido segue lá como na geração passada e na Fiorino Pick-Up. Mas ela conta com batentes graúdos que ajudam a absorver os impactos quando os amortecedores chegam ao fim do curso. Na frente, o trivial McPherson.

Os freios são a disco na frente, e tambor, na traseira. Ela ainda conta com controles de estabilidade e tração, além de assistente de partida em rampa (Hill Holder). E bloqueio de diferencial eletrônico.

PALAVRA FINAL
A Strada Ranch surge como uma opção para o consumidor que precisa de uma picape, mas falta cacife para levar uma opção maior. No entanto, oferece um pacote de conteúdos que tenta entregar comodidade e refinamento, que há dois anos era ficção científica para a Strada.

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