
A General Motors acelerou sua estratégia de eletrificação no Brasil. Depois do desempenho tímido dos Chevrolet Bolt EV e Bolt EUV, a GM resolveu apostar em modelos mais atraentes. Em 2024 ela colocou no mercado o Equinox EV e o imenso Blazer EV RS.
E resolvemos testar o grandalhão. O Blazer EV RS é um carro que impressiona pelo exagero. É grande, é largo, é pesado (2,5 toneladas), é futurista e muito bem equipado. Com preço sugerido de R$ 503 mil, não se trata de um carro para todos os bolsos, mas uma opção tentadora para quem quer ter um elétrico na garagem e que tenha cara de malvado.
Ele é malvado. Suas linhas musculosas pouco lembram seus xarás do passado, como o Blazer derivado da primeira geração da S10 e o Trailblazer que ainda continua em linha.
Mas o que chama atenção mesmo é o conjunto propulsor do Blazer EV. Ele é equipado com um motor elétrico (montado sobre o eixo traseiro) de 347 cv e 44,9 kgfm de torque. Está longe de ser o mais potente do mercado, mas não faz feio.
Pelo contrário, potência menos pujante se reverte em maior alcance com uma carga de bateria. As células de 102 kWh permitem rodar até 481 km (segundo o Inmetro). Na prática, rodamos muito mais que isso e entregamos o carro com 10% de carga.
O carro agrada pela agilidade nas respostas, mesmo sendo tão pesado. Quando é preciso ultrapassar, basta pisar que ele responde na hora.
E para ajudar a frear essa bola de boliche, a função One Pedal tem dois ajustes de carga que além de poupar as pastilhas de freio, ajudam a regenerar carga. E o SUV ainda conta com uma tecla que amplifica a frenagem, atrás do aro esquerdo do volante.
O pacote de assistentes conta com controle de cruzeiro adaptativo (ACC), frenagem autônoma emergencial, detector de pedestres, alerta de colisão, monitores de tráfego cruzado em ré e ponto cego, assim como assistente de permanência em faixa, com aviso visual no Head-Up Display e também com vibrações em cada flanco do banco. Tudo isso é essencial para rodar com esse grandalhão de quase dois metros de largura e nada menos que 4,88 m de comprimento.
O pacote de mordomias impressiona, o grandalhão conta com quadro de instrumentos digital (com várias configurações), multimídia com internet embarcada, download de apps e sistema Google Built In (o mesmo que já era utilizado pela Volvo nos elétricos XC40 e C40).
O pacote ainda conta com climatização digital de duas zonas, aquecimento e ventilação dos bancos, carregamento por indução, quatro portas USB-C, teto solar panorâmico, bancos com ajustes elétricos e acabamento impecável que mescla alcântara e couro. Isso sem falar o do entre-eixos de 3,09 metros que faz o interior parecer uma sala de estar. E sim, esse carro é capaz de levar cinco adultos com conforto.
É demais, e não é força de expressão.