Se há um carrinho divertido no mercado, esse automóvel é o Peugeot 208, seja com motor 1.0 aspirado ou 1.0 turbo. Lindo e divertido, esse hatch é um oásis no mar de SUVs. Uma escolha para quem não quer ficar preso ao modelo padrão determinado pelo varejo.
Hoje o SUV é o novo carro prata dos anos 2000. Assim, para quem só quer um carro divertido, o 208 GT é uma das melhores e mais acessíveis opções.
Com preço de R$ 136.490, mas com opção de estoque de fábrica por R$ 128.490, o leãozinho tem preço de SUV de entrada. Mas seus rivais de segmento, em suas versões mais qualificadas, não ficam distantes.
A grande diferença é que o 208 GT combina um visual arrebatador com conjunto mecânico confiável. Ele oferece mais confiabilidade que o Chevrolet Onix, tem mais estilo que o Hyundai HB20, mais fôlego que o Volkswagen Polo e é muito mais refinado que o Fiat Argo.
Tudo isso, além de ser o mais potente do segmento e ainda ter motor eletrificado. Não é um híbrido que manda torque para rodas, mas ele tem um módulo elétrico (BSG) que substitui o alternador e arranque. Mas é o único hatch compacto com esse recurso no varejo nacional.
Esse componente (também presente nos Fiat Fastback e Pulse) reduz o esforço do motor a combustão com seus 4 cv e cerca de 1 kgfm de torque, basicamente aliviando a perda de eficiência gerada pelos agregados. Em tese ele ajuda a girar o virabrequim com mais facilidade e promete melhora de consumo na casa dos 10%.
Assim, o motor T200 1.0 turbo de 130 cv e 20,4 kgfm de torque fica desimpedido para entregar sua força às rodas sem beber muito mais. O carrinho é esperto, ainda conta com transmissão do tipo CVT, com emulador de sete marchas. Ele busca sempre a eficiência, mas ajusta a rotação quando há necessidade de torque. E se o amigo quiser fazer as trocas por conta própria, há opção manual. E o mais legal, com trocas no volante.
O carrinho ainda oferece teto solar, quadro de instrumentos 3D, carregamento por indução, climatização digital e multimídia com conexão sem fio para smartphones, além de câmera de manobras. Há assistentes de condução (com leitor de placas e alerta de colisão).
Mas nem tudo são flores, o 208 é um dos mais apertadinho do segmento, principalmente na largura (1,73 m) que é penalizada pelo acabamento que é bom, mas rouba espaço. Um carro ideal para um casal, pois quem viaja na segunda fileira vai apertado.
O porta-malas de 265 litros também não é referência. Assim, se o casal estiver planejando um chá de revelação, considere outro automóvel.
Palavra final
O Peugeot 208 GT Hybrid é um carrinho espetacular para quem não tem que carregar família e tralha. Uma opção jovial que foge à paisagem homogênea dos SUVs. Não é um carro barato, mas com toda certeza não há nada mais charmoso e barato que ele.