Japonês valente

Testamos o Toyota Yaris Sedan XLS 1.5, o 'Corolinha'

Marcelo Jabulas
@mjabulas
Publicado em 30/07/2023 às 11:37.
 (Marcelo Jabulas/Hoje em Dia)

(Marcelo Jabulas/Hoje em Dia)

O Toyota Corolla é um fenômeno da indústria do automóvel. É o carro mais vendido do mundo e no Brasil é o líder absoluto no segmento de médios. E mesmo com os avanços dos SUVs, esse japonês não perde o pique. Mas fato é que um sedã médio não é barato. E quem busca um Toyota com porta-malas destacado pode ter uma grata surpresa como o Yaris Sedan. O modelo chegou há uns cinco anos para complementar a gama da marca e se posicionar acima do Etios Sedan.

Com visual mais agradável e mais conteúdos, o Yaris venceu a seleção natural e viu seu irmão de estilo duvidoso ser descontinuado. E depois de testar por duas vezes a versão hatch, chegou a vez de avaliar o sedã.
Testamos a versão topo de linha XLS, que tem preço sugerido de R$ 126 mil. Equipado com motor 1.5 de 110 cv e transmissão automática do tipo CVT, com emulador de sete marchas. Trata-se de um carro sóbrio, sem aspirações esportivas. 

Afinal, CVT e esportividade são como água e óleo, não se misturam. Mas não se trata de um carro “manco”. Pelo contrário, seu motor entrega 14,9 kgfm de torque em elevados 4.000 rpm, mas a caixa CVT faz o ajuste das relações de forma rápida. 

Isso torna o Yaris bastante ágil no trânsito, como nas retomadas rodoviárias. O CVT também contribui para o consumo. Abastecido com etanol, ele registrou 9,6 km/l na cidade. Um número considerável.

Por dentro do Yaris

O Yaris tem ótima construção. O acabamento é simples, com plásticos duros. Mas nada que fuja da realidade dos sedãs compactos. O acabamento em couro dos bancos e volante eleva a percepção de sofisticação.

O pacote de conteúdos é estilo Toyota. Tem tudo que é necessário, mas sem se render aos modismos. Ele não tem cluster digital, mas no quadro de instrumentos há um versátil computador de bordo que resolve todas as necessidades de leituras.

O multimídia também é modesto, mas conta com conexão (via cabo) para Android Auto e Apple Carplay, assim como câmera de ré. Ele ainda oferece climatização digital, vidros, travas e retrovisores elétricos, partida sem chave e teto solar. 

O pacote de assistentes de condução se limita ao monitor de permanência em faixa, assim como alerta de colisão. Ele oferece ainda seis airbags, Isofix e assistentes de partida em rampa. 

O espaço interno é suficiente para quatro adultos. O quinto passageiro aperta a segunda fileira. O porta-malas oferece satisfatórios 473 litros. 

A suspensão do Yaris é bem acertada. Nada sofisticado, como o tradicional sistema McPherson (frente) e eixo de torção (atrás). Mas é bem calibrada e absorve irregularidades sem ser molenga nas curvas.

Assim, para quem sonha com um Corolla, mas o bolso ainda não chega até lá, o Yaris Sedan é uma opção mais que acertada, pois oferece bom espaço, consumo moderado e ainda conta com o lastro da marca japonesa.

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