
Picapes têm vida útil mais longa que os automóveis de passeio, mas uma hora precisam mudar, mesmo que sejam protagonistas em escala global. A atual geração da Toyota Hilux chegou em 2015 e depois de 10 anos passou por sua primeira grande intervenção.
A carroceria é a mesma, mas com mudanças nos para-lamas, para-choques, faróis e lanternas. Foi uma plástica profunda para dar mais alguns anos para o atual projeto da picape.
A atualização ficou por conta do time australiano da Toyota. O modelo tem como novidade uma versão 100% elétrica, além de uma opção abastecida com hidrogênio, como o Mirai. No entanto, a motorização turbodiesel, que fez da Hilux um ícone, continua em linha.
A linha atualizada estreia em dezembro no mercado australiano e posteriormente deverá ser expandida para as demais praças. Por aqui, a Hilux vem da Argentina e não deverá ter o visual atualizado.
O motor 2.8 turbodiesel é um velho conhecido do mercado brasileiro, com 205 cv e 51 kgfm de torque. Por lá, ainda há opção com acréscimo de módulo 48V, que oferece mais 11 cv e 6,5 kgfm, que auxiliam no consumo.
No entanto, ainda é cedo para saber se a marca irá apostar nas opções eletrificadas no mercado latino. Isso porque a única picape média híbrida do mercado, a BYD Shark, se tornou um imenso fracasso.
Afinal, o consumidor de picape, muitas vezes para aplicação nos setores agropecuário, mineração e construção, é conservador na substituição da frota e foca mais no pós-venda e no custo operacional do que propriamente na eficiência energética. Assim, é preciso ver como a chegada das versões eletrificadas se dará nessas bandas do Hemisfério Sul.
Além do visual
A Toyota afirma que a picape também evoluiu em dirigibilidade em todos os tipos de terreno. Críticas à estabilidade da atual geração são corriqueiras. Mas a marca garante que o carro melhorou neste sentido.
“A nova HiLux oferece uma ampla gama de melhorias na dirigibilidade em estrada e fora de estrada, segurança e conforto, juntamente com um novo design e recursos interiores, e um novo design exterior, que temos orgulho de dizer que foi desenvolvido aqui mesmo na Austrália”, afirma o vice-presidente de vendas, marketing e operações de franquia da Toyota Austrália, Sean Hanley.
E foi por dentro que Hilux ganhou um verdadeiro banho de loja. O painel é totalmente novo, apesar de manter as disposições dos equipamentos. Mas agora ela conta com quadro de instrumentos totalmente digital (de sete polegadas), multimídia flutuante (de 12,3 polegadas), além de novo console e disposição das funções (cheio de botões de verdade). Assistentes de condução e freio de estacionamento eletromecânico fazem parte do pacote.
Agora é aguardar quando a Hilux chegará renovada por aqui.