A Toyota acaba de apresentar o GR Corolla 2026, hatch esportivo desenvolvido pela divisão Gazoo Racing, que estreia (primeiramente) nas concessionárias norte-americanas. O modelo mantém o foco em desempenho inspirado no rali, mas ganha reforços estruturais, novos recursos tecnológicos e duas versões: GR Corolla e GR Corolla Premium Plus. O preço inicial sugerido pela marca é de US$ 39.920 (R$ 212 mil).
O projeto foi desenvolvido em ambientes de alta exigência, como Nurburgring, com foco em melhorar rigidez e comportamento dinâmico. A carroceria recebeu 13,9 metros adicionais de adesivo estrutural, distribuídos nas seções dianteira e traseira, aumentando a aderência e estabilidade em curvas. O conjunto ainda traz novo duto de entrada de ar secundário, responsável por otimizar a temperatura do motor em uso contínuo.
Sob o capô está o motor 1.6 turbo G16E-GTS de três cilindros, capaz de gerar 300 cv e 39,5 kgfm de torque. A transmissão pode ser manual inteligente de seis marchas, com ajuste automático de rotação nas reduções, ou automática direta de oito marchas, que interpreta o estilo de condução para realizar trocas rápidas.
A tração integral GR-FOUR, desenvolvida em conjunto com a equipe Toyota do WRC, é outro diferencial. O sistema distribui torque entre os eixos dianteiro e traseiro em três modos: Normal (60:40), para uso urbano; Gravel (50:50), para pisos escorregadios; e Track, que pode variar de 60:40 a 30:70, priorizando desempenho esportivo. O modelo ainda traz diferenciais de deslizamento limitado Torsen nos dois eixos. Nas versões automáticas, o hatch recebe controle de largada, projetado para maximizar tração em arrancadas de pista.
O pacote de segurança também foi atualizado. O Toyota Safety Sense 3.0 inclui sistema de pré-colisão com detecção de pedestres e ciclistas, controle de cruzeiro dinâmico por radar, alerta de saída e assistência de manutenção em faixa, reconhecimento de placas e faróis automáticos. Nas versões automáticas, o hatch recebe ainda cruzeiro adaptativo de alcance total e Assistência Proativa à Direção, que atua em frenagens e esterço em situações específicas.
No Brasil, a Toyota oferece o GR Corolla em duas configurações, com preços que partem dos R$ 417 mil. A linha atualizada ainda não tem data de lançamento por aqui.