VELOZ E FURIOSO

Toyota cria versão furiosa do Corolla para bater de frente com Civic Type-R

Marcelo Jabulas
@mjabulas
Publicado em 09/04/2022 às 06:45.
 (Toyota/Divulgação)

(Toyota/Divulgação)

Por 25 anos, a Toyota assistiu passivamente o Honda Civic Type-R se tornar um ícone entre os esportivos japoneses. Agora a ofensiva chegou, com o GR Corolla.

Trata-se de uma versão anabolizada do Corolla hatch, vendido lá fora. Desenvolvido pela divisão Gazoo Racing, ele segue a mesma filosofia de demais modelos que levam a grife de alta performance, como Supra e até mesmo o pequenino Yaris, vendido no Japão.

O GR Corolla é equipado com o motor G16E-GTS 1.6 turbo de 304 cv e 37 kgfm de torque. Essa unidade entrega números muito próximos aos do rival da Honda, que entrega 320 cv e 40 kgfm, de seu 2.0 turbo.

Como todo bom motor japonês, essa unidade três cilindros gosta de girar alto. O pico de torque aparece entre 3.000 e 5.500 rpm. Já a cavalaria máxima surge a 6.500 giros. 

Para diminuir a restrição de gases de escape, o modelo é equipado com três ponteiras, sendo uma delas centralizada. Segundo a marca, isso evita o contra-fluxo, que pode abafar o motor. 

Como todo carro de alta performance que se preze, esse Toyota conta com transmissão manual de seis marchas. Já o sistema de tração é integral GT-Four, com distribuição de torque ajustável. 

O motorista pode direcionar 60% da força para as rodas traseiras, dividir por igual, ou destinar 70% para o eixo traseiro, o que deixa o carro mais arisco, principalmente nas saídas de curva. Nesse quesito o Toyota leva a melhor, pois a tração do Civic é apenas dianteira.
 
Visual

Assim como Civic Type-R, o GR Corolla tem visual agressivo. O hatch recebeu, novos para-choques, para-lamas alargados, aerofólio, capô com saídas de ar, além de novas rodas aro 18. 

Por dentro, o esportivo é sóbrio. O acabamento em preto deixa ele com cara de malvado. Volante, bancos, alavanca do freio de mão e revestimento do trambulador têm acabamento em couro. Os assentos ainda contam com encostos em camurça. 

O quadro de instrumentos digital, assim como as pedaleiras em alumínio completam o acabamento. De resto, ar-condicionado digital de duas zonas e multimídia flutuante, fornecido pela JBL.

O “chão” GR corolla

A suspensão também foi projetada para alta performance. Ele utiliza conjunto independente nas quatro rodas, mas com ajuste mais firme para garantir a estabilidade nas curvas. 

E por falar em curvas, o esportivo foi testado nos conhecidos circuitos japoneses de Suzuka, Fuje e Tsukuba, assim como em traçados de neve e terra, do campeonato japonês de rali. Ou seja, ele tem muito “chão” em qualquer que seja o piso.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por