Toyota GT 86 ganha versão Shooting brake na Austrália

Marcelo Ramos
miramos@hojeemdia.com.br
13/05/2016 às 18:07.
Atualizado em 16/11/2021 às 03:25
 (Toyota/Divulgação)

(Toyota/Divulgação)

O Toyota GT 86 é sem dúvida o modelo mais legal da marca japonesa em produção (que fique bem claro, pois não queremos confusão com os devotos do Supra, nem do Celica ou MR2). Um cupê compacto, com ótima performance e desempenho, mas sem pretensão de supercarro, o que o torna uma opção acessível nos mercados onde é comercializado. E se as linhas do original (que são compartilhadas com o Subaru BRZ) já agradavam, um estudo criado pelo centro de estilo da marca na Austrália, deixou o GT 86 ainda mais legal. 

O GT 86 Shooting Brake Concept foi revelado na última semana e segue a cabo esse tipo de derivação de carroceria. Para quem não sabe, o termo shooting brake corresponde ao redesenho da coluna “C” de um cupê com formato semelhante ao de uma perua. 

A Mercedes-Benz reaqueceu o nome ao lançar o CLS Shooting Break, que chegou ao mercado em 2012, junto com a segunda geração do charmoso “cupê quatro portas”. Outro exemplo é ortodoxa Ferrari FF, que também leva a cabo esse conceito de design.

Voltando ao GT 86, infelizmente a Toyota não tem intenção de produzi-lo. Segundo o time australiano, que contou com a ajuda de um funileiro japonês, o exemplar único do Shooting Break Concept foi feito basicamente à mão, uma vez que não haveria como interromper a linha de produção ou criar moldes de estamparia da seção traseira de um carro que experimental.

O conjunto motor e de suspensão é o mesmo da versão cupê, partindo de um motor boxer (cilindros opostos) 2.0 de 205 cv acoplado a uma transmissão manual de seis marchas e tração traseira. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por