Triumph Street Twin reúne o espírito dos anos 60

Sérgio Melo
Especial para Auto Papo
29/04/2016 às 18:15.
Atualizado em 16/11/2021 às 03:12
 (Divulgação)

(Divulgação)

Apresentada na Europa no final do ano passado, acaba de chegar ao Brasil a mais nova motocicleta da tradicional fabricante inglesa. O lema da nova Street Twin é “A Bonneville mais atual”. Mas apesar do estilo retrô, muita coisa mudou em relação à Bonneville T 100. E mais, o proprietário pode personalizá-la com alguns dos mais de 150 acessórios disponíveis. Que tal tirar tudo o que é supérfluo, rebaixar o guidão e sentir-se em um café inglês dos anos 60 para um “racha” com a sua “Café Racer”? Ou quem sabe colocar uma descarga mais alta, pneus para terra e sair de “Scrambler”? 

O motor passa a ter refrigeração líquida, o acelerador perdeu o cabo e agora é “Drive by Wire” e, o novo quadro permitiu “emagrecer” 16 quilos em relação à antecessora. Mas a maior novidade é a presença de controle de tração para evitar derrapagens em pavimentação com pouca aderência. 

Outros mimos são a embreagem deslizante, freios com ABS, rodas em liga, escapamentos em aço inox, imobilizador do motor, tomada USB e, mostrador único em estilo “caneco”, mas com todas as principais informações, além de computador de bordo.

Uma máquina para quem quer curtir o passado em uma motocicleta simples, mas com modernos itens de segurança e desempenho de sobra, tanto na cidade quanto na estrada. 

Mesmo o iniciante terá facilidade na utilização. A pilotagem é leve, fácil e prazerosa, com bastante conforto para o piloto e garupa. Não se preocupe com a altura, o assento baixo atende a qualquer estatura, homens ou mulheres.

 Ficha técnica: Triumph Street Twin

O QUE É?
Derivada da icônica Bonneville de 1959 é uma motocicleta clássica, limpa e minimalista.

ONDE É FEITA?
Fabricação na Inglaterra, com montagem em Manaus.

COMO ANDA?
Motor 900 cm³ com refrigeração líquida, 55 cv e torque 8,15 mkgf. Generosa força em baixas rotações, e sobra de vigor na estrada. Embora a marca não divulgue o desempenho, sem aferição por meio de instrumentação específica, a velocidade máxima foi de 175 km/h e a aceleração de 0 a 100 km/h em 6,4 segundos.

QUANTO CUSTA?
R$ 36.500

COM QUEM CONCORRE?
Apesar de não ser fácil comparar uma lenda e, da diferença de desempenho e conteúdo, as mais próximas são a Harley 883 Iron (R$ 42.900) e Yamaha Midnight Star (R$ 39.990).

COMO BEBE?
Andando de forma tranquila, abastecida exclusivamente com gasolina, fez 22,8 km/l na cidade e 31,9 na estrada.

COMPORTAMENTO:
Bem mais leve que a antiga “T 100”, com apenas 198 kg, é uma moto “na mão”, ágil e firme nas curvas. A embreagem é leve e o câmbio com cinco marchas tem engates suaves e precisos. O assento macio com apenas 75 cm de altura facilita a vida dos baixinhos, mas a parte destinada ao piloto poderia ser mais larga. As pedaleiras ligeiramente recuadas, (como nas antigas), inicialmente não agradam. É necessário algum tempo para que o piloto se acostume.

PONTOS POSITIVOS: 
ESTILO 
AGILIDADE 
DESEMPENHO

PONTOS NEGATIVOS:
ASSENTO PILOTO ESTREITO 
POSIÇÃO PEDALEIRA PILOTO

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