VALE A PENA?

Veja o que Onix RS tem interessante para valer o seu dinheiro

Marcelo Jabulas
@mjabulas
Publicado em 31/07/2022 às 09:46.
 (Marcelo Jabulas)

(Marcelo Jabulas)

O Chevrolet Onix chegou no final de 2019, pouco depois da versão sedã Plus. De lá para cá o compacto não mudou nada. Mas nem precisa. Onix é um carrinho bem resolvido.

A “novidade” mais recente foi apresentada no final de 2020, com a versão RS, de apelo esportivo. Mas será que vale a pena apostar nesse hatch? Nesses dias de mercado instável pela falta de peças e inflação elevada, o RS pode ser uma opção para quem busca um estilo diferenciado e não pode pagar por um esportivo por ofício.

Com preço sugerido de R$ 100 mil, o Onix não é barato. Aliás, nada hoje é barato. Mas o carrinho conta com bons argumentos de venda. Listamos cinco deles.

Estilo

O ponto forte do Onix Plus é seu estilo. Ele conta com rodas aro 16 pintadas em preto, grade em forma de colmeia, retrovisores, grade, teto e até emblema pintado em preto.  Ele ainda conta com um aerofólio que evidencia a proposta.

Por dentro, o acabamento monocromático domina o visual, forro de teto, painel, revestimento das portas, tudo em preto. O visual deixa o Onix RS mais malvadão. Os bancos têm couro apenas nas bordas dos bancos, no assento e encosto é revestido com tecido.

Motor

O motor 1.0 três cilindros turbo de 116 cv e 16,8 mkgf é o mesmo utilizado nas demais versões do Onix, com excessão das versões de entrada, que utilizam bloco aspirado.

Essa unidade é a cereja do bolo, graças à excelente oferta de torque em baixa rotação, o que lhe garante um funcionamento esperto. O motor é combinado com transmissão automática de seis marchas, que garante trocas rápidas. Faltaram borboletas no volante, ainda mais quando se fala de um carro com apelo esportivo.

Eficiência

Em dias de combustível nas alturas, eficiência se tornou fator de escolha. O Onix sempre impressionou no quesito consumo com médias impressionantes. Abastecido com etanol, a média urbana e rodoviária foi de 12,6 km/l. 

Conteúdos

O RS tem pacote de conteúdos enxuto, mas não é miserável. Ele conta com ar-condicionado (analógico), direção elétrica, multimídia MyLink (com Android Auto, Apple CarPlay e câmera de ré e carregamento por indução), retrovisores elétricos, assim como vidros elétricos nas quatro portas.

Faltaram itens como assistente de estacionamento Easy Park, Internet 4G embarcada, roteador Wi-Fi, dentre outros itens que constam na Premier. No entanto, ele garante as seis bolsas infláveis.

Espaço

O Onix segue o padrão do segmento de compactos. Com 4,16 m de comprimento e 2,55 m de entre-eixos, não oferece o espaço de um médio, mas leva com conforto quatro adultos. O porta-malas tem apenas 275 litros, e também não foge ao trivial do segmento.

Palavra final

Quem quiser comprar carro em 2022 terá que colocar a mão no bolso bem mais fundo que há 3 anos. O Onix RS é uma opção nessa realidade de etiquetas de seis dígitos. O modelo oferece bom desempenho, estilo, eficiência e bom pacote de conteúdo. Para quem busca um visual bacaninha e não está muito preocupado com assistentes de condução, é um boa escolha.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por