Águas de março

Vendas de automóveis no primeiro trimestre superaram período de 2022, mas sem otimismo

Marcelo Jabulas
@mjabulas
04/04/2023 às 17:30.
Atualizado em 04/04/2023 às 17:55
 (Marcelo Jabulas)

(Marcelo Jabulas)

Depois de um mês de fevereiro pavoroso, o mercado de automóveis reagiu em março. Segundo a Federação Nacional Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), foram licenciados 186.583 carros de passeio e comerciais leves. Percentual 55% superior ao período anterior.

Com os números de março, o setor finalizou o primeiro trimestre de 436.802 unidades emplacadas. Um aumento de 16,61% sobre 2022. Mas analistas não querem comemorar e os números são inferiores aos do período pré-pandêmico.

“Apesar deste aumento percentual, não vimos, ainda, a recuperação do setor para os níveis obtidos até 2019, antes da pandemia. A alta global foi potencializada pela diferença de dias úteis de março (23 dias) ante fevereiro (18 dias) e pelo baixo resultado que obtivemos nas vendas do primeiro trimestre do ano passado. Estamos diante de um cenário, novamente, desafiador para 2023, que apresenta alto endividamento das famílias, aumento da inadimplência, além da alta de juros e seletividade de crédito por parte das instituições financeiras, o que vem restringindo a demanda por parte do consumidor, que vem perdendo seu poder de compra”, analisa o Presidente da Fenabrave, Andreta Jr.

Mesmo assim, a entidade prevê crescimento de 3,3% em 2023. Fatores como taxa de juros elevada, restrições de crédito e eterna crise de suprimentos são freios para uma escalada mais agressiva. 

Fatores como falta de semiconduores e consumidores fizeram com que boa parte das fabricantes entrassem em férias coletivas entre março e abril, numa tentativa de impedir carros incopletos e também modelos encalhados nos pátios.

Mais vendidos 

Na liderança do mercado, Fiat se mantém no topo com 22,13% de participação. Ela é seguida da General Motors, que acumula 16,31%, e Volkswagen, que fechou o mês com 13,67%. 

Entre os modelos mais vendidos, a Fiat Strada mantave o primeiro lugar com 9.935 unidades emplacadas. O Hyundai HB20 (que despencou em fevereiro) foi o segundo mais vendido, com 8.363 licenciamentos. 

Na terceira posição figura o Chevrolet Onix, com 8.283 unidades. Mais uma vez, o Volkswagen Polo teve bom desmepenho e foi o quarto modelo mais vendido de março. Ele anotou 8.197 registros. E para fechar o "clube dos cinco", o Chevrolet Onix Plus anotou 7.104 licenciamentos. Outro modelo que chamou a atenção, foi a novata Montana. A picape registrou 3.988 unidades vendidas em seu primeiro mês cheio de vendas.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por