Logotipo Rádio HED

Redação: (31) 3253-2226

Comercial: (31) 3253-2210

Redação: (31) 3253-2226 - Comercial: (31) 3253-2210

NO TOPO DE NOVO

Volkswagen Polo lidera emplacamentos em julho

Nova regra do IPI também ajudou a tornar o Polo mais competitivo

Marcelo Jabulas
Publicado em 06/08/2025 às 10:36.

A boa vida da Fiat Strada parece estar em risco. A picape líder inabalável de vendas desde 2021 tem tropeçado em algumas parciais mensais. E a pedra no meio do caminho tem nome e sobrenome: Volkswagen Polo.

O compacto alemão foi o modelo mais emplacado no mês de julho, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Foram 12.940 licenciamentos do alemão contra 12.895 da picape italiana. 

Apesar do bom desempenho no mês de férias, o reinado da Strada não está ameaçado, pelo menos por enquanto. Isso porque no acumulado de janeiro a julho, a Strada licenciou 75.592 carros, enquanto o Polo emplacou 70.155 unidades. Ou seja, a picapinha ainda tem uma “gordurinha” de crédito. 

Polo fenomenal

A boa fase do Polo, que se distanciou do segundo colocado do segmento, o Fiat Argo (54,4 mil emplacamentos), se deve à estratégia de VW de fracionar o hatch em dois modelos. Como assim? Hoje a marca oferece o Polo e o Polo Track. 

O primeiro segue o projeto original de 2017, derivado do carro fabricado na Alemanha. Já o Track é um carro que apesar da carcaça ser idêntica, utiliza plataforma simplificada, é vendido apenas com motor 1.0 de 82 cv e tem acabamento mais simples, assim faróis e para-choques.

O Track foi um carro pensado para ser o sucessor direto do Gol, que saiu de linha em 2022. E seu comprador não é consumidor final, mas locadoras e frotistas. E a prova disso é que dos quase 13 mil emplacamentos do modelo em julho, 8 mil foram destinados para a modalidade venda direta. 

E dos 70 mil emplacamentos totais do Polo, 44 mil também se destinaram a frotistas e locadoras. Mas também é necessário pontuar que o mercado ficou mais fácil para o Polo, que foi beneficiado pelo programa Carro Sustentável, que entrou em vigor no mês passado. 

Curiosamente é a mesma estratégia que a Fiat adotou para a Strada, mas numa mão contrária. A atual geração deixou de ser um carro meramente para aplicação profissional e assumiu também a condição de carro familiar. Ou seja, dos 75 mil emplacamentos da caminhonete em 2025, 25 mil foram destinados para uso pessoal, enquanto outras 50 mil foram adquiridas por pessoas jurídicas. 

Mais vendidos em julho

1º Volkswagen Polo - 12.940
2º Fiat Strada - 12.895
3º Fiat Argo - 9.966
4º Volkswagen T-Cross - 9.022
5º Fiat Mobi - 8.099
6º Hyundai Creta - 7.856
7º Chevrolet Onix - 7.689
8º Chevrolet Tracker - 6.974
9º Toyota Corolla Cross - 6.866
10º Fiat Fastback - 6.207

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por