Corujinha

VW apresenta ID Buzz, a Kombi elétrica com motor de 204 cv e 500 km de autonomia

Marcelo Jabulas
@mjabulas
Publicado em 12/03/2022 às 11:14.
 (VW/Divulgação)

(VW/Divulgação)

Ao lado do Fusca, a Kombi é um dos automóveis mais populares do planeta. Por aqui ficou em linha por décadas, sendo que a segunda geração (apresentada na Europa em 1967) só aposentou em 2014, devido as exigências de segurança que passaram a vigorar naquele ano. Agora a Volkswagen acaba de apresentar a versão final do ID Buzz. Trata-se da neta elétrica da Kombi. O utilitário será vendido em versões para passageiros e furgão.

E nos dois casos trata-se de um carrinho charmoso, com linhas que remetem à primeira geração do comercial leve, conhecido na Europa como T1. Por aqui, a gente chama carinhosamente de “Corujinha”.

No entanto, ao mesmo tempo que o ID Buzz tem elementos retirados do passado, ele também mantém identidade com a família de elétricos ID, que conta com outros três modelos.

Segundo a VW, o ID Buzz foi desenvolvido para ser um veículo de passageiros, mas para uso familiar. Ao contrário da finada Kombi brasileira, que poderia levar até 12 ocupantes, sua neta elétrica leva apenas cinco, como em um automóvel convencional.

“O ID. Buzz traz muita simpatia e proximidade às pessoas de volta à estrada. É um veículo atemporal”, afirma o designer-chefe do projeto, Jozef Kaba.

Por dentro

O interior o ID Buzz tem arquitetura de uma minivan padrão. Aliás, se por aqui a Kombi parou na geração T2, de 1967, na Europa ela seguiu evoluindo ao longo dos anos e o modelo elétrico apenas deu sequência em seu darwinismo.

Tal como os demais modelos da linha ID, a nova Kombi conta com quadro de instrumentos digital. Ela também oferece multimídia flutuante, com diversas funcionalidades, além de climatização eletrônica e assistentes de condução. 

Seu acabamento, dependendo da versão, pode combinar as cores da carroceria, com uma proposta descontraída, que busca aquela energia das Kombis ripongas dos anos 1960.

Já o ID Buzz em sua configuração furgão, batizada de Cargo, remove as janelas e assoalho plano para acomodação de carga. Essa derivação ainda tem acabamento simplificado, mas mantém boa parte dos equipamentos. 

Conjunto elétrico

E por falar em energia, o ID Buzz é equipado com motor de 150 kW, que corresponde a 204 cv e 31,6 kgfm de torque. Ou seja, ele tem cavalaria semelhante ao motor 2.0 TSI, com a vantagem de ter toda a oferta de torque em tempo integral.

Ele é alimentado por um pacote de baterias de 77 kWh. Em pontos de recarga de alta potência, de 170 kW, é possível recuperar 80% dos 500 km de autonomia em 30 minutos.

Sua chegada ao mercado não será imediata. Fabricado em Hanover, suas vendas terão início no segundo semestre, no mercado europeu. Em seguida terá início suas vendas nos mercados norte-americano e canadense. 

Por aqui, a Kombi elétrica não tem previsão de chegada. No ano passado a marca fez uma demonstração do ID 3, mas não confirmou seu lançamento.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por