
A Volkswagen confirmou há quase um ano o retorno do Golf ao Brasil. O modelo retorna após um intervalo de seis anos na versão GTI. Para marcar mais um passo do lançamento, a VW promoveu um evento marcado por uma disputa entre o esportivo e um avião monomotor na pista de decolagem.
Mas a ação foi apenas um festim até o lançamento comercial, que deve ocorrer até o fim do ano, inspirados em desafios de supercarros contra aviões de caça. Claro que enquanto os aviões de combate superam velocidades acima dos 2.000 km/h, graças às suas poderosas turbinas incandescentes, o pacato Beechcraft Bonanza G36, com seu V6 de 300 cv, não vai além dos 320 km/h.
A brincadeira foi registrada em vídeo, e mostra o Golf deixando o avião para trás, mas quando o Bonanza tirou as rodas da pista, o VW ficou para trás. Para colocar pressão no monomotor, o GTI usou todo vigor de seu motor 2.0 TSI EA888 de 265 cv e 37,7 kgfm de torque, associado ao câmbio DSG de 7 marchas. Números que permitem que ele acelere de 0‑100 km/h em 5,9 segundos, com velocidade máxima limitada a 250 km/h.
O GTI, de oitava geração, chega com visual atualizado, com faróis full‑LED interligados por barra luminosa, lanternas traseiras tridimensionais e rodas opcionais de até 19". No interior, a cabine alia esportividade e tecnologia: central multimídia de 12,9", comandos de voz via ChatGPT, painel digital, head‑up display, iluminação ambiente e bancos xadrez. O porta-malas varia entre 374 e 380 L, superando o Civic Type R, mas ficando atrás do GR Corolla.
Concorrentes diretos incluem Honda Civic Type R e Toyota GR Corolla, enquanto uma eventual chegada do Golf R é cogitada. Preço estimado varia entre R$ 300 mil e R$ 400 mil, dependendo de opcionais. A VW aposta em um consumidor que busca esportividade sem abrir mão de conforto e tecnologia no dia a dia.