XANGAI (CHINA) - No processo de migração do motor a combustão para o elétrico, a Volkswagen seguiu sua cartilha. Apresentou o ID.3 e depois escalou para uma família completa.
Tudo certo? Nem tanto, faltou combinar com os chineses. Isso porque a tecnologia desenvolvida pelos alemães foi rapidamente superada pelos chineses, que desenvolveram processos fabris mais eficientes e baratos.
O resultado foi que a família elétrica da VW ficou cara e defasada rapidamente. Tudo isso impactou em suas vendas de forma catastrófica.
Agora, a Volks leva para o Salão de Xangai o ID.Era, um SUV grandão, com estilo futurista e elementos de design que vão de encontro com o gosto chinês.
Conjunto ótico com elementos luminosos que criam uma identidade única para o VW e que atendem à tendência local. Construído em parceria com a SAIC (uma das marcas locais associadas à VW), o SUV se une a outros dois modelos: ID.Aura e ID.Evo, que também serão feitos em parceria com marcas chinesas.
Com o ID.ERA e seus irmãos, a VW quer criar uma grande família de 30 modelos eletrificados, todos com as mais modernas e sofisticadas tecnologias para conseguir concorrer no mercado de automóveis na China e no restante do mundo.
A ideia é ter uma linha completa de carros híbridos plug-in, elétricos e sistemas de autonomia estendida. Para isso, a solução foi se unir aos chineses que se tornaram referência em tais tecnologias.
"Nos próximos três anos, lançaremos mais de 20 veículos elétricos de última geração, com tecnologias inovadoras para atender a todos os nossos clientes na China. Com a nossa estratégia 'Na China, para a China', concretizaremos todo o nosso potencial e demonstraremos nossa força inovadora em nível local", destacou o CEO da marca Volkswagen Passenger Cars para a China, Stefan Mecha.
Além de nivelar o padrão tecnológico, a VW também quer otimizar os processos de desenvolvimento. Ela fará o mesmo caminho que os chineses fizeram há mais de duas décadas, quando aprenderam com europeus, japoneses e norte-americanos como construir automóveis.
Hoje, os chineses conseguem desenvolver soluções e colocá-las no mercado numa velocidade impressionante, num ritmo que seus concorrentes ocidentais não conseguem acompanhar. Agora é a vez dos antigos professores aprenderem com seus alunos.
“Aceleramos a 'velocidade chinesa' com nosso novo centro de desenvolvimento em Hefei. Nossa meta é desenvolver nossos modelos em, no máximo, 34 meses. Lançaremos os modelos certos, na velocidade certa e com os parceiros certos. Os três veículos-conceito atendem aos diferentes requisitos tecnológicos dos clientes chineses com seus sistemas de propulsão totalmente elétricos para os segmentos de grande porte e grande porte, além da tecnologia de extensão de autonomia”, comentou o CEO do Centro de Tecnologia da Volkswagen na China (VCTC), Thomas Ulbrich.
O ID.Era
O ID.Era impressiona pelo porte. Um SUV grande com três fileiras de bancos. Por lá é muito comum carros com seis lugares, sendo que a fileira central conta com bancos independentes.
O modelo utiliza motor elétrico para tracionar as rodas com autonomia de 300 km. No entanto, ele conta com uma unidade a combustão que atua como gerador e oferece outros 700 km extras ao gerar carga para as células. Que seja uma nova era para a VW.