
O vulcão Kilauea, um dos mais ativos do mundo, proporcionou um espetáculo grandioso no último domingo (25), com uma nova erupção que lançou jatos de lava a mais de 300 metros de altura. A explosão, que gerou uma nuvem de cinzas de 1,5 quilômetro, transformou o Parque Nacional de Vulcões do Havaí em um cenário de tirar o fôlego. As imagens repercutem nas redes sociais nesta terça-feira (27).
Conhecido por sua natureza efusiva, o Kilauea exibe erupções caracterizadas por um magma fluido, resultando em um derramamento abundante e rápido de lava. O pico do vulcão, situado a 1.247 metros acima do nível do mar, é um ponto de observação privilegiado para os fenômenos geológicos.
Apesar da magnitude do evento, o fluxo de lava cessou por volta das 22h30 de domingo. Este é o 23º episódio da atual sequência eruptiva do Kilauea, que teve início em 23 de dezembro do ano passado. Desde então, o vulcão tem demonstrado uma atividade quase ininterrupta, com o maior intervalo entre as explosões sendo de apenas 12 dias e a mais longa duração de 37 horas.