Minas e Contagem Towers abrem melhor de três decisiva do Estadual de Basquete

Rodrigo Gini
Hoje em Dia - Belo Horizonte
13/10/2016 às 23:48.
Atualizado em 15/11/2021 às 21:13
 (Orlando Bento/MTC)

(Orlando Bento/MTC)

O mais tradicional e o mais novo time adulto do basquetebol mineiro começam a decidir hoje, às 19h, na Arena JK (entrada franca), o título estadual masculino de 2016. Se o Minas Tênis já havia garantido classificação à melhor de três das finais como dono da melhor campanha na fase classificatória, o Contagem Towers, em sua primeira competição oficial, desbancou o Ginástico/Olympico, que vinha de ótima campanha na Liga Ouro do LDB, o Brasileiro Sub-22.

Para as duas equipes, o título traria, além do sabor especial, um incentivo extra. O clube da Rua da Bahia, sem um patrocinador master, aposta num grupo jovem para a disputa do Novo Basquete Brasil, com os reforços do norte-americanos Scott Rodgers (armador) e Darion Rackley (ala/armador) que, pelo regulamento do Mineiro, não puderam ser inscritos na competição. A conquista ajudaria a aumentar a confiança e a motivação do time rumo a uma campanha digna na principal competição da temporada.

Já para o Towers, que tem a desvantagem de jogar duas vezes (a terceira, se necessário) na casa do rival, o troféu reforçaria os planos de lutar por uma vaga no NBB – o grupo encabeçado pelo ala/pivô Wanderson trabalha também para desenvolver as categorias de base e começar a mandar suas partidas na cidade-sede, o que ainda não foi possível.

"Nosso grupo é mais jovem, mas temos que levar essa qualidade que apresentamos até agora para fazer o dever de casa e ganhar esse primeiro jogo", destaca o técnico Cristiano Grama, do Minas, preocupado em aumentar a eficiência defensiva de seus atletas, já que considera que, no aspecto ofensivo, o time já vem fazendo um trabalho consistente. Ele vai adiante e já projeta o crescimento dos mais jovens. "Eles estão sendo testados a todo momento e vão estar em um nível de concentração muito bom, com a oportunidade de serem protagonistas em uma decisão”.

Do outro lado da quadra, sob o comando do técnico Alexandre Arantes estão dois atletas formados no Minas que, muitas voltas depois (Wanderson chegou à seleção brasileira), estão novamente diante do ex-clube – o outro é o pivô Alírio. Para ambos, no entanto, o principal sentimento é a emoção de ver um projeto tão novo já com chances de chegar ao alto do pódio, e evoluindo a cada treino e jogo.

"Eles são favoritos pelo que fizeram na primeira fase, mas contamos com a experiência do nosso grupo e temos conseguido trabalhar para corrigir nossas falhas. Foi assim na semifinal diante do Ginástico, em que não marcamos tão bem no primeiro jogo (derrota por 79 a 69) mas, no segundo, sofremos apenas 55 pontos (vitória por 74 a 55) e muita gente diz que atuamos no nível de uma equipe do NBB. Chegar à final já é maravilhoso para o nosso projeto, mas temos condição de fazer ainda mais", explica Wanderson. O segundo jogo está marcado para domingo, às 13h, no Poliesportivo Só Marcas, no Estrela Dalva e o terceiro, se necessário, ocorre terça-feira, às 19h.

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por