Segurança no trânsito

ALMG aprova lei que prevê construção de áreas de escape em rodovias estaduais com descida

Gabriel Rezende
grezende@hojeemdia.com.br
19/05/2022 às 11:13.
Atualizado em 19/05/2022 às 11:29
 (Mércia Lemos)

(Mércia Lemos)

Um Projeto de Lei (PL), aprovado nessa quarta-feira (18) em segundo turno na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), determina que rampas de escape sejam instaladas às margens de rodovias estaduais com descidas a serem construídas ou duplicadas no estado.

O PL 1.698/20 seguirá para sanção ou veto do governador de Minas Gerais. O texto estipula prazo de dois anos para a lei entrar em vigor. 

“As estradas que tiverem extensos trechos em declives deverão ser equipadas de “rampas de escape” como alternativa para que veículos pesados possam em caso de falhas ou perdas de freios utilizarem como alternativa para reduzir a velocidade do veículo e parar com segurança”, afirma trecho do projeto, de autoria do deputado João Leite (PSDB). 

Na opinião o parlamentar, a implementação trata-se de “uma medida simples que aumentará a segurança nas estradas e salvar vidas”. 

As rampas têm quase 100 metros de comprimento e um metro de profundidade. Em geral, a obra é revestida por material solto e leve, como areia ou cascalho, para reduzir a velocidade dos veículos.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por