
Após relatos de problemas na computação de votos durante a votação no primeiro turno, o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) adaptou um formulário já existente para a inclusão de reclamações referentes a dúvidas ou possíveis erros de funcionamento das urnas eletrônicas.
De acordo com o Tribunal, o eleitor que tiver alguma dúvida ou considerar que foi vítima de algum erro no equipamento, deve procurar o presidente da seção eleitoral e relatar sua dificuldade. Se considerar que a dúvida não foi sanada, pode pedir o formulário eleitoral e registrar, à mão, sua reclamação. O documento, que pode ser fotografado pelo eleitor, será anexado à ata da respectiva seção eleitoral.
O TRE reforça que a autoridade máxima na seção eleitoral é do presidente. Por isso, não é necessário chamar a Polícia Militar para registrar reclamações.
App Pardal
Outra iniciativa do Tribunal é o aplicativo Pardal. A iniciativa, lançada em agosto pelo Tribunal Superior Eleitoral, permite que o eleitor faça denúncias de supostas irregularidades cometidas durante as eleições 2018.
Segundo o TRE, casos de erros durante o voto, incluindo fotografias de registros em ata, poderão ser anexados ao sistema para posterior apuração.
O app pode ser baixado gratuitamente em smartphones e tablets nas lojas virtuais Apple Store e Google Play.