Os professores do Sistema Bernoulli responderam as questões do segundo dia do Enem, que aconteceu neste domingo (28). As 45 questões de Matemática e 45 de Ciências da Natureza foram avaliadas pelos profissionais, que montaram um gabarito extraoficial para cada um dos cadernos do exame.
O Enem é aplicado em quatro cadernos, distinguidos pelas cores: amarelo, azul, cinza e rosa. Todos eles contêm as mesmas questões, dispostas em ordens diferentes.
Para o coordenador do pré-vestibular da instituição, Breno Pires, a prova de matemática de 2021 não teve alterações significativas em comparação com os anos anteriores tanto no conteúdo cobrado como na dificuldade.
Na prova de Ciências da Natureza, Pires afirma que as questões de física foram consideradas um pouco mais fáceis se comparadas aos anos anteriores, enquanto o nível de dificuldade das perguntas de biologia aumentou.
O coordenador destacou uma pergunta específica da prova que exigia do participante uma capacidade de relacionar matérias distintas. “É uma questão de eletroquímica que envolve a transformação de um circuito eletroquímico com duas pilhas de Daniell em série em um circuito da maneira como a gente desenha na física. (A resolução) depende da interpretação e do entendimento do aluno tanto de eletroquímica, tanto de circuitos elétricos na física”, comenta.
Confira abaixo o gabarito extraoficial do segundo dia de prova:
Caderno Amarelo

Caderno Azul

Caderno Cinza

Caderno Rosa
