
Animados com a chegada do Natal, os belo-horizontinos prometem ir às compras para garantir o presente de familiares, namorados e amigos. Pesquisa divulgada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) revelou que os consumidores pretendem comprar até três produtos para a data, investindo em média R$ 526,28. O levantamento ouviu 299 pessoas, de 21 de outubro a 6 de novembro.
O valor é 7% maior que o do último ano, quando foram investidos R$ 492 em quatro presentes. De acordo com os entrevistados, os principais presenteados serão filhos ou enteados, mães, madrastas, pais, padrastos e irmãos.
Roupas, calçados e brinquedos devem os principais produtos escolhidos, de acordo com a CDL. Veja a lista completa de itens e gasto médio:
● Roupas: 67,6% - valor médio de R$ 131,29
● Brinquedos: 36% - valor médio de R$ 131,29
● Acessórios: 13,4% - valor médio de R$ 112,50
● Calçados: 20,9% - valor médio de R$ 168,40
● Cosméticos: 9,9% - valor médio de R$ 179,26
Presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza destaca que o Natal motiva os consumidores a presentear, devido ao apelo emocional. “Neste ano, ainda que o número de presentes por consumidor seja menor, o tíquete médio está maior, o que significa um aumento no volume de vendas”, afirma.
Formas de pagamento
Na hora do pagamento, a modalidade “à vista” foi a preferida de 72,3% dos consumidores da capital.
“Houve um crescimento de 11,1% na intenção de pagamento à vista, o que mostra que o consumidor está mais cauteloso, afinal, o início do ano é marcado por contas inadiáveis como IPVA, IPTU, matrícula e material escolar”, explica o presidente da CDL/BH.
Já 27,3% pretendem efetuar o pagamento à prazo. Para eles, a conta será dividida preferencialmente em até quatro parcelas. De forma detalhada, os métodos de pagamentos apontados pelos consumidores aparecem da seguinte maneira:
● Parcelado no cartão de crédito: 26,1%
● PIX: 20,6%
● Dinheiro: 19%
● À vista no cartão de crédito: 17,4%
● Débito: 15,4%
● Parcelado no carnê/crediário: 1,2%
● Não sabe: 0,4%
A expectativa da entidade é que com a movimentação do Natal sejam injetados na economia de Belo Horizonte R$ 2,46 bilhões durante o mês de dezembro.
Locais de compra
A pesquisa perguntou aos consumidores qual o local de preferência para realizar as compras de Natal, e as lojas físicas totalizaram 46,5% das menções. Os locais mais citados foram:
● Lojas de rua do hipercentro de BH: 43,1%
● Internet: 28,5%
● Shopping Center: 22,5%
● Feira Hippie: 2,4%
● Pequenos comércios: 2%
● Ainda não sabe: 0,8%
● Estabelecimentos de serviços essenciais, como mercados: 0,8%
A maioria dos belo-horizontinos deve deixar para fazer as compras na última hora, com 50,4% afirmando que vão às lojas somente na semana do Natal. Outros 30,7% disseram que pretendem adquirir os presentes com, pelo menos, 15 dias de antecedência; 16,1%. 2,8% já efetuaram as compras.
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