Economia

Escritório é inaugurado em BH para explorar potencial do comércio entre Minas e Canadá

Gabriel Rezende
grezende@hojeemdia.com.br
25/08/2022 às 11:38.
Atualizado em 25/08/2022 às 11:38
 Canadá exerce papel importante para o fornecimento de fertilizantes para Minas Gerais  (Divulgação)

Canadá exerce papel importante para o fornecimento de fertilizantes para Minas Gerais (Divulgação)

Apontado como um dos principais “players” nas relações Brasil-Canadá, Minas Gerais ganha a partir desta quinta-feira (25) sede da Câmara de Comércio entre o Brasil e o país da América do Norte. O escritório fica em Belo Horizonte e concentrará planos para incentivar relações comerciais. 

Segundo Ronaldo Ramos, presidente da Câmara do Comércio Brasil-Canadá (CCBC), a sede proporcionará “negociações diretas” entre empresários mineiros e canadenses, assim como a “identificação de novas oportunidades de investimentos”. 

No primeiro semestre de 2022, Minas Gerais foi o terceiro estado que mais exportou produtos ao Canadá, atrás apenas do Maranhão e São Paulo. As negociações representam quase 432 milhões de dólares (cerca de R$ 2,2 bilhões na conversão atual), conforme dados são da CCBC. 

O ouro concentrou a maioria das exportações e representa mais de 62% do valor. Em seguida, aparecem café, ferro e açúcar. “A pauta comercial entre Minas e Canadá é importante, mas ainda limitada a poucos produtos”, pontua Ronaldo Ramos. 

Com isso, o presidente da CCBC mira em ampliar o comércio para outros áreas. “Acreditamos que esses números não representam o potencial e a força econômica do estado”. 

Ramos vê força do estado para polos de “tecnologia e inovação, energia, máquinas e equipamentos, alimentos, bebidas e várias vertentes do agronegócio”. Outra possibilidade são investimentos em infraestrutura. 

Fertilizantes 
Do lado das importações, o Canadá exerce papel importante para o fornecimento de fertilizantes para o estado. Especialmente em um momento de invasão da Rússia à Ucrânia. Isso porque o país controlado por Vladimir Putin é o principal exportador de fertilizantes do mundo. 

As importações movimentaram cerca de 220 milhões de dólares (cerca de R$ 1,1 bilhão na conversão atual) no primeiro semestre de 2022. Fertilizantes minerais ou químicos representam 63% do valor.

“Esse mercado tem sido altamente impactado desde o início da invasão da Ucrânia pela Rússia. Nesse sentido, vemos o Canadá como um importante parceiro para as demandas do mercado, respondendo a possíveis instabilidade externas”, afirmou Ronaldo. 

Escritório em BH
O Chapter BH será liderado pelo advogado Tiago de Mattos Silva e o empresário Erik Rodrigues Silveira. Eles terão a missão de coordenar ações em conjunto com o time de inteligência comercial e desenvolvimento de negócios da CCBC. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por