Mercado Financeiro

Maior banco da Rússia pode ter de fechar filiais na Europa após consequências da guerra na Ucrânia

João Paulo Martins
joao.oliveira@hojeemdia.com.br
02/03/2022 às 21:21.
Atualizado em 02/03/2022 às 21:24

O banco Sberbank, o maior da Rússia, está se retirando do mercado europeu, após ser sofrer com retiradas em massa de dinheiro, bem como ameaças à segurança de seus funcionários e filiais.

De acordo com o jornal britânico The Guardian, o banco disse que suas subsidiárias europeias enfrentaram “saídas de caixa anormais”, o que significa que não poderia mais fornecer liquidez às operações financeiras. No entanto, o Sberbank afirmou que tinha capital suficiente para garantir o saldo de todos os depositantes.

O Sberbank opera na Alemanha, Áustria, Croácia e Hungria, entre outros países, e possuía ativos europeus de 13 bilhões de euros (cerca de R$ 73 bilhões) no final de 2020.

O anúncio veio apenas algumas horas depois que o Banco Central Europeu ordenou o fechamento do Sberbank Europe, alertando que o negócio poderia falir após uma corrida aos depósitos por causa da invasão da Ucrânia pelo presidente russo Vladimir Putin.

No entanto, o banco disse que sua subsidiária suíça não foi afetada pela decisão, pois não fazia parte de seu braço europeu.

“O banco na Suíça continua funcionando normalmente, não houve mudanças nas operações. O Sberbank (Suíça) possui capital e ativos suficientes para continuar as operações”, disse a porta-voz Polina Trizonova, citada pelo The Guardian.

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por