Uma pesquisa da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de Minas Gerais (FCDL-MG) mostra que 78,4% dos consumidores devem ir às compras apenas na semana anterior ao Natal.
A notícia é um alento para os comerciantes que ainda não viram as vendas decolarem neste fim de ano. Segundo o levantamento, apenas 15,7% dos mineiros disseram ter comprado presentes em novembro e outros 5,9% afirmaram que vão aproveitar as tradicionais liquidações de janeiro.
Para o economista da FCDL-MG, Vinícius Carlos Silva, a principal razão para os consumidores esperarem até o último instante é a incerteza do cenário econômico do país. "Os consumidores acreditam que não há espaço para riscos que podem prejudicar o orçamento e o padrão de vida de cada um”, avaliou.
De acordo com a pesquisa, a média de gastos com presentes deve cair R$ 275 este ano. "Somente para pessoas muito próximas e para pequenas compras, pois os entrevistados deixaram bem claro que a inflação dos produtos não permitirá compras com gastos elevados e nem em quantidades maiores", explicou Vinícius Carlos.
Corrida às lojas e aos sites
O movimento de última hora deve movimentar lojas físicas e também sites. Segundo a FCDL-MG, os consumidores estão divididos em relação aos locais de comrpas das lembranças natalinas. Para 35,3% dos mineiros, vale buscar tanto em lojas físicas quanto virtuais; 33,3% dizem que vão procurar somente nas lojas físicas; e 31,4% pretendem comprar pela internet.
Na opinião do economista da FCDL-MG, preço, facilidade de compra, prazo de entrega e disponibilidade do produto é que devem definir o melhor local de compra.
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