CONSUMO

Redes sociais influenciam mais a decisão de compra dos mineiros

Pesquisa da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas mostrou canais apontados como mais eficazes pelo consumidor

Do HOJE EM DIA
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Publicado em 16/07/2025 às 20:25.Atualizado em 16/07/2025 às 20:30.
Pesquisa mostra que 78% dos entrevistados acreditam que as redes sociais são o canal de comunicação mais eficaz para influenciar a decisão de compra (Freepik/Divulgação)
Pesquisa mostra que 78% dos entrevistados acreditam que as redes sociais são o canal de comunicação mais eficaz para influenciar a decisão de compra (Freepik/Divulgação)

Uma pesquisa da FCDL, a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Minas para entender o comportamento dos mineiros na hora das compras revelou que 78,2% dos entrevistados acreditam que as redes sociais são o canal de comunicação mais eficaz para influenciar a decisão de compra. Na sequência aparecem e-mail marketing (10,5%), rádio (5,7%) e TV (5,6%).

Ainda de acordo com o levantamento, a internet também é aliada dos consumidores para avaliar produtos e serviços. Para 77,2% elas são "indispensáveis" para validar  percepções e, só então, efetivar ou não a compra. Os dados mostram também que 51,8% dos mineiros gostam de fazer compras tanto presencialmente quanto pela internet.

“A internet trouxe a facilidade de se pesquisar, comprar e se informar sobre tudo, com poucos cliques. E isso mudou completamente o comportamento do consumidor. Por isso é importante que os lojistas, mesmo aqueles que possuem loja física, se façam presentes nos meios digitais, com boas estratégias”, avalia o economista da FCDL-MG, Vinícius Carlos Silva.

Promoções e descontos pesam na decisão

A pesquisa também mostrou que as promoções e descontos são os fatores que mais motivam os mineiros a comprar (43,3%). Datas comemorativas (17,5%), redes sociais (13,9%) e publicidade atraente (12,4%) aparecem como bons estímulos ao consumo. Vale ressaltar que, segundo os dados, apenas 5,2% dos entrevistados disseram que são motivados a consumir por necessidade.

“Isso demonstra que uma boa promoção sempre vai atrair o cliente. Por isso, vale a pena o lojista investir em descontos. Assim, além de ampliar suas vendas, ele terá oportunidade de girar seu estoque”, destaca Vinícius Silva.

Na hora de escolher uma loja, produto ou serviço, o preço (40,3%) e o atendimento (32,7%) são os aspectos mais importantes na opinião dos consumidores do estado.

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