Dados da Fenabrave

Setor automotivo registra alta de 5% no emplacamento de novos veículos; destaque para elétricos

Hermano Chiodi
hcfreitas@hojeemdia.com.br
05/01/2023 às 16:52.
Atualizado em 05/01/2023 às 17:01

O setor automotivo encerrou o ano no Brasil com um crescimento de 5% no emplacamento de novos veículos. A alta em 2022 foi puxada pelos segmentos de motocicletas, com alta de 17,7%, e de automóveis elétricos, com aumento de 40,83%, segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Foram mais de 3,7 milhões de veículos comercializados no país no ano passado.

“Foram quase 50 mil veículos elétricos emplacados em 2022. É um nicho que tem um bom crescimento e começa a se consolidar como um dos modelos de descarbonização do setor automotivo", disse Andreta Júnior, presidente da Fenabrave.

No caso das motocicletas, a federação avaliou o crescimento como sendo resultado da importância desse tipo de veículo como ferramenta de trabalho ecomo forma de "ganhar tempo" no trânsito das grandes cidades.

Carros
No caso dos automóveis leves e comerciais, o mercado fechou com leve queda de 0,85% no acumulado de 2022, em comparação com 2021. Para o presidente da Fenabrave, a razão para o desempenho baixo do segmento foi a alta nos preços, provocada pela falta de peças e pela dificuldade nos financiamentos. "A inadimplência cresceu no ano passado e isso impacta muito no mercado e nas taxas de juros praticadas”, disse Andreta Júnior.

Tratores e ônibus também registraram altas em 2022, de 16% e 23%, respectivamente; enquanto o emplacamento de caminhões novos apresentou uma queda de 2,1%. A entidade ainda não divulgou as expectativas para 2023.

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por